sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Tudo ao mesmo tempo

 

Eliane, em foto antes de aplicar o megahair: mix de referências e atitudes
RAINHA DO FORRÓ, MISSIONÁRIA EVANGÉLICA OU DIVA GAY? SE VOCÊ ACHA QUE ESSES TÍTULOS SÃO EXCLUDENTES, PREPARE-SE PARA SER SURPREENDIDO PELA VERSÃO 2010 DE ELIANE. SIM ELA MESMA, A INTÉRPRETE DE CLÁSSICOS DOS 80´S COMO AMOR OU PAIXÃO E MEU NEGO RESSURGE EM FORMATO RELOADED


Os cabelos lisos e negros vão quase até a cintura. O minivestido dourado, de alcinhas, nem alcança os joelhos. O salto da sandália, também cor de ouro, ignora os perigos ditados pela lei da gravidade e pinoteia incessantemente. É Eliane, outrora conhecida pelo epíteto de ``Rainha do Forró``, que incendeia plateia e palco da boate Donna Santa, em show no último sábado. À vontade com o público formado majoritariamente por casais masculinos, a moça demonstra intimidade com a diversidade sexual. ``Fiz um show numa boate como essa em Natal e recebi uma energia maravilhosa. Tenho certeza que será assim aqui também``, anuncia, logo na entrada.

Por ``boate como essa`` é de conhecimento geral que é uma casa voltada para o público gay. Talvez por essa especificidade do segmento, Eliane deixa de lado por instantes o gênero que lhe deu fama e faz citações musicais impensáveis. Emenda um trecho de Singles ladies, da diva Beyoncé, em uma canção de forró & com direito à coreografia e tudo. Vai além e canta outro hit recente da comunidade GLBT (XYZ), Please dont stop the music, de Rihana, e não poupa o megahair em movimentos de ``bate-cabelo``. Arrisca, ainda, uma introdução de They dont care about us, e emenda: ``Ai que saudades de Michael Jackson, né gente?``. Simples assim, íntima e hypada.

Até que, em determinado momento da noite, a cantora abandona os (muitos) requebros sensuais - ``Aprendi uns passinhos, vocês notaram?``, justifica -, puxa o tripé do microfone para o centro do palco e anuncia, à guisa de precaução: ``Antes que eu comece a próxima canção, eu queria dizer uma coisa para vocês. E é muito importante que vocês saibam disso``, fala, compenetrada. E segue: ``Deus ama vocês independente do que vocês sejam, do que vocês façam. Eu tenho certeza disso. Ele ama muito todos que estão aqui e eu também``.

Audiência conquistada (foram muitos os gritos e aplausos ante a declaração do amor Divino), Eliane, que é evangélica, entoa os versos de Entra na minha casa, hit gospel da temporada, de autoria de Regis Danese. Aí, dá-se o milagre. Quase que literalmente. Pela plateia, não são poucos os que, emocionados, fecham os olhos, elevam os braços ao céu e se sentem tocados ao cantar a plenos pulmões: ``Entra na minha casa, entra na minha vida / Mexe com minha estrutura, sara todas as feridas / Me ensina a ter Santidade. Quero amar somente a Ti / O senhor é meu bem maior, faz um milagre em mim``.

A visão, quase que inacreditável, acontece em plena madrugada de domingo, intervalo insuspeitado em meio à caça por olhares furtivos, promessas de amores fugazes, trocas de saliva, possibilidades de um date day after. Sim, Eliane consegue fazer tudo isso numa única noite. Arrasta casais de rapazes para saracotear com clássicos de forró dos anos 80, mistura com hinos das divas gay e ainda coloca o público para louvar o Senhor garantindo que Deus não os distingue por conta de orientação sexual.

Quer coisa mais inclusiva que isso? Sinceramente, Cena G desconhece. Por isso mesmo, virou fã de carteirinha da moça. E que muitos outros sigam o seu exemplo!


MILITÂNCIA

Para não errar mais
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) acaba de lançar a primeira edição de seu Manual de Comunicação LGBT. A publicação tem o objetivo de ``dirimir as dúvidas da mídia e da sociedade em geral sobre identidades de gênero e diversidade sexual, numa linguagem simples, direta e acessível`` e foi realizada em parceria com jornalistas, pesquisadores e outras instituições.

Na prática, a idéia é fornecer ferramentas para que os meios de comunicação de uma maneira geral se pautem pelo respeito à diversidade sexual e não cometam mais erros tão corriqueiros como usar as expressões ``homossexualismo`` (o correto é ``homossexualidade``), opção sexual (o correto é ``orientação sexual``) ou chamar travestis pelo artigo masculino (o correto é ``a`` travesti) e por aí vai.

O material é super bacana, útil e de fácil compreensão. Quem estiver interessado em obter um exemplar é só acessar a página da ABGLT e fazer o download gratuito do seu. O endereço é http://www.abglt. org.br/port/publicacoes.php


fonte: jornal o povo... opovo.uol.com.br

+ Carnaval, Sobral, Quixada, Banabuiu...


Em Sobral tem festa para adultos e crianças
Sobral, Quixadá e Banabuiú oferecem boas opções para folia

> SOBRAL
Com o tema ``Carnaval Feliz é Carnaval Seguro``, a programação de Sobral traz no sábado, 13, as bandas Acaiaca e A Fórmula tocando a partir das 22 horas ao lado do Centro de Convenções. O domingo, 14, é reservado para o Carnaval das Crianças. A festa, que começa às 17 horas, traz a banda Esquema 10 agitando a Praça João Dias. Às 22 horas, quem assume a festa são as bandas Patrulha e Napala. Na segunda, 15, começam os desfiles das escolas de samba, sempre a partir das 19h30min, que seguem até a quarta de Cinzas. O Maracatu Nação Tremembé, de Aracatiaçu, e as bandas Beat Beleza e A Fórmula completam a programação. Encerrando o Carnaval, na terça, a cantora baiana Márcia Freire (ex-vocalista da banda Cheiro de Amor) se apresenta às 19h30min.

Serviço:
Carnaval de Sobral 2010. Outras info.: (88) 3611 2712.

> QUIXADÁ
Os foliões que resolverem se encaminhar para o Sertão Central vão conferir os shows dos tradicionais blocos Pitchu Babau, Camaleão & Cia e Bicho Papão e atrações nacionais. A cantora baiana Márcia Freire abre a programação no sábado, 14, agitando a praça José de Barros. A programação encerra com o ex-vocalista da banda Capim Cubano, Yegor Gómez. Segundo o secretário de Turismo, Nascimento Marques, os foliões não irão se preocupar com a segurança. ``Nós iremos fazer um esquema fortíssimo de segurança. Serão 50 policiais militares e 80 seguranças, que irão possibilitar tranquilidade ao nosso Carnaval``. Para quem preferir um clima de natureza, o açude Cedro terá programação animada por DJ-s.

Serviço:
Carnaval de Quixadá. Outras info.: (88) 3414 6874 / (88) 3414 4667.


BANABUIÚ
Na microrregião de Quixeramobim, o Carnaval das Águas 2010 promete ser animado. Em Banabuiú, a festa inicia na sexta, 12, com um jogo de futebol de campo entre casados e solteiros vestidos à caráter e a escolha da Rainha do Carnaval. De sábado a terça, as bandas Solteirões do Forró, Forró Real, Balancear, Katia Cilene e Forró do Bom, são algumas das atrações que agitam a cidade.

Serviço:
Carnaval das Águas 2010 Banabuiú. A partir das 11 horas, no Rio Banabuiú, 17 horas com mela-mela na Praça 25 de Janeiro e às 22 horas shows no Corredor da Folia (Av. Queiroz Pessoa). Outras info.: (88) 9922 0592 / 3426 1196.

CARNAVAL EM MARANGUAPE

A Praça Capistrano de Abreu, em Maranguape, será palco da festa carnavalesca com muito axé e forró elétrico. A partir das 16 horas, acontece o Carnaval Infantil, onde a criançada, junto com seus pais, vai poder se divertir, dançar e brincar no tradicional mela-mela que termina às 20 horas. Já às 21 horas a festa continua para os foliões adultos até às 2 horas da madrugada.

SERVIÇO
Carnaval de Maranguape. De 13 a 16 de fevereiro, a partir das 16 horas no entorno da Praça Capistrano de Abreu. Outras info.: 3369 9186.

Camocim, Paracuru, Taíba, Aracati...e mais...


Gente bonita marca presença
nas praias e no Interior do
Estado (Foto: Edimar Soares)

Gente bronzeada nas praias ou agasalhada na serra. Agitação no litoral, festa no Interior. No Carnaval, uma leva de cearenses e turistas cruzam as rodovias do Estado rumo aos mais diversos destinos. Afinal, cinco dias de folga para curtir ou relaxar com a família e os amigos em um lugar diferente é bom demais.

Faltando bem pouquinho para um dos feriados mais desejados do ano, o Buchicho Guia lista roteiros para quem não quer ficar em casa. Tem forró, samba, pagode e jazz, tem praia, serra ou cidade interiorana. Agora é com você. Escolha seu destino e prepare sua bagagem. Ah, e vale lembrar: excesso só de alegria.



Música, suor e Carnaval!

Tem festa por todos os lados, no Litoral Leste e Oeste

> TAÍBA E PECÉM
Costa do Sol Poente. Na faixa litorânea onde o sol se põe mais tarde, o Carnaval 2010 tem atrações para todos os gostos. No município de São Gonçalo do Amarante as atenções se dividirão entre as praias da Taíba e Pecém. A programação começa às 18 horas, no Porto das Jangadas, na Taíba, com uma banda tocando marchinhas e concentrando os foliões. O cortejo sai às 19 horas em direção à praça principal, onde a banda toca até as 21 horas. A partir das 22 horas começa a festa nas praias. O som fica por conta das bandas Banana Boa, Ed Camaleão e Banda, Mr. Babão, Mister Pop, Camila Vitorino e Gaudenio Santiago. A folia se completa com a apresentação de bandas locais. Segundo o secretário de turismo, Vieira Neto, a expectativa é que o Carnaval reúna cerca de 25 mil pessoas nas duas praias. Ele adiantou que a festa terá o policiamento de 120 guardas municipais, 80 policiais militares e 100 seguranças particulares, além de UTI móvel, ambulância e veículo 4X4 para acesso à praia.

Serviço:
Carnaval São Gonçalo do Amarante. Nas praias da Taíba e Pecém. Outras info.: (85) 3315 4055

> CAMOCIM
Sol, belas praias, muita festa e segurança. Esta é a promessa do Carnaval de Camocim, que este ano espera reunir 120 mil foliões. A programação carnavalesca começa na sexta, 12, com o Trio Lenhada e atrações locais arrastando os foliões pela avenida Beira Mar. Durante os outros quatro dias, a cidade preparou uma mega estrutura de palco, som, camarotes, tenda eletrônica e segurança reforçada. Entre as atrações principais estão as bandas Furacão do Forró Elétrico, Axé Brother, Moral Mix, Forró dos Plays Elétrico e, direto da Bahia, as bandas Chicabana, Phaphirô, Patrulha e Beat Beleza. Agora se o folião procura tranquilidade, a pedida é curtir as águas mornas da Ilha do Amor.

Serviço
Carnaval Camocim 2010.
Distância de Fortaleza: 369 km. Outras info.: (88) 3621 7074 / 3621 1508.

> ARACATI
Mais de doze atrações se apresentam durante os dias 12 e 16 de fevereiro em Aracati. Waldonys, Felipão, Pimenta Nativa, Rafaela Manville, Tropa de Choque e outras bandas se apresentam no Carnaval conhecido por atrair uma leva de foliões à cidade do litoral leste. Completam a programação encontro de trios elétricos, maracatus, boate e festa na praia de Majorlândia.

Serviço
Carnaval em Aracati e Majorlândia. De 13 a 16 de fevereiro. Outras info.: 3433 3961.



E-Mais

Em Paracuru, o Carnaval acontece na Praça de Eventos da cidade. De sábado a terça, a partir das 21 horas, as bandas Zamzar, Swing do Forró, Samba Axé, Garota Bronzeada e Forró Real, entre outras, se revezam no palco e agitam os
foliões.

SERVIÇO:
Carnaval Paracuru 2010.
Outras info.: (85) 3344 8802. >

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Petrobras lança edital de festivais de música, cinema e difusão de filmes

Estão abertas as inscrições para a seleção pública de Festivais de Música, Festivais de Cinema e Difusão de Filmes de Longa-metragem do Programa Petrobras Cultural (PPC). Será destinado um total de R$ 9 milhões para este edital. O prazo de inscrições – que devem ser feitas apenas pela internet, no site http://www.petrobras.com.br/ppc_ – termina nos dias 11 de janeiro (festivais) e 1º de março (difusão de filmes) de 2010.
A edição 2009/2010 do PPC selecionará projetos de festivais de música popular e erudita, que serão contemplados com verba total de R$ 3 milhões. Cada projeto poderá ter valor máximo de R$ 400 mil, de acordo com o atendimento às exigências especificadas no regulamento. Em festivais de cinema, os projetos terão de optar por três faixas de valores: até R$ 100 mil, até R$ 200 mil e até R$ 300 mil. A verba total também será de R$ 3 milhões.
Com o edital de Festivais de Música, Cinema e Difusão de Filmes, a Petrobras busca ampliar o espaço de circulação comercial e cultural da produção artística brasileira, incentivando ações formadoras de novos públicos. Os projetos serão selecionados por uma comissão formada por profissionais ligados à área de música e cinema.


acesse: http://www.hotsitespetrobras.com.br/ppc/apresentacao.html 

Edital Cultura e Pensamento


Prazo de inscrições para o Programa foi prorrogado até 28 de fevereiro
O edital de apoio para a terceira edição das seleções públicas de projetos visando à realização de ciclos de debates e publicação de periódicos impressos em âmbito nacional do Programa Cultura e Pensamento 2009-2010 teve suas inscrições prorrogadas para até o dia 28 de fevereiro. Ao todo, serão destinados mais de R$ 1 milhão para a realização do Programa.
O edital para revistas culturais, voltadas para a reflexão crítica sobre a produção artística e cultural brasileira contemporânea, viabilizará quatro projetos editoriais, com o repasse de R$ 88 mil para a edição e a editoração eletrônica do conteúdo de seis números bimestrais de cada projeto.
Esta seleção tem por objetivo estimular a criação e a sustentabilidade de periódicos de cultura com abrangência nacional. As publicações deverão apresentar ao público as manifestações culturais contemporâneas de forma acessível, fomentando, ao mesmo tempo, o intercâmbio entre a produção e a reflexão sobre os campos artísticos.
O edital de apoio a debates presenciais disponibilizará um valor de até R$ 90 mil para cada um dos oito projetos vencedores. O processo de seleção acontecerá em duas etapas, sendo a primeira delas efetuada através de formulário online, no qual o proponente deverá apresentar e justificar sua proposta. Para a segunda etapa os projetos que apresentarem maior potencial de desdobramento de suas questões e de embate entre visões diversas, de acordo com os princípios gerais do Programa Cultura e Pensamento e as orientações do regulamento de seleção, serão habilitados e passarão para a última análise.
Os formulários, regulamentos e anexos estão disponíveis no Portal Cultura e Pensamento (www.culturaepensamento.net.br), onde os interessados podem se inscrever gratuitamente.

Informações:
Edital de debates presenciais: (71) 3328-0829 / editaldebates@culturaepensamento.net.br
Edital de publicação e distribuição de revistas: (21) 3114-6744 / editalrevistas@culturaepensamento.net.br 

 Fonte: Site do Cultura e Pensamento

Feira da Música abre inscrições para os shows da IX edição



Com exceção de grupos e artistas solo de Fortaleza (CE), neste momento a produção recebe material do interior do Ceará, dos demais Estados do Brasil e de países da América Latina. As inscrições poderão ser feitas até 19 de Março, através do envio dos documentos necessários
A Feira da Música de Fortaleza (CE) abre inscrições para grupos e artistas solo interessados em se apresentar na nona edição do evento em 2010. A partir desta terça, 19 de Janeiro, até 19 de Março, a produção recebe material de todo o Ceará (com exceção de Fortaleza), dos demais Estados do Brasil e de países da América Latina. A exclusão da capital cearense neste primeiro momento não é por acaso: em breve, os músicos de Fortaleza poderão enviar seus materiais para participar das prévias que acontecerão com a realização de shows pré-Feira em abril e maio – antecedendo a IX edição, programada para o período de 18 a 21 de agosto.
Os grupos e artistas solo interessados podem participar da seleção reunindo os documentos necessários da seguinte forma:

- Preencher e imprimir a ficha de inscrição ;
Incluir mapa de palco e uma  ficha técnica com o nome dos integrantes e respectivas funções, incluindo produtor se houver;

- CD de áudio – contendo mínimo de três faixas autorais;
- CD-R com breve release do grupo (ou artista solo) e fotos ambos em formato digital;

- Reunir todos os itens e enviar para a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc), no endereço Rua Engenheiro Plácido Coelho Júnior, 180 A, Vicente Pinzón, Fortaleza (CE) – Cep 60181-055. Outras informações sobre o envio: (85) 3262.5011 ou secretaria@feiradamusica.com.br
Para 2010, a organização da Feira da Música sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente.

Outra nova proposta para a IX edição, além da realização de seletivas para a escolha das bandas de Fortaleza (CE) que farão shows nos palcos da Feira, é a criação de um Conselho Consultivo que irá acompanhar a organização. Um olhar externo sobre como a equipe está trabalhando e pensando o evento.
por Felipe Gurgel

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Programação Carnaval 2010 da Prefeitura de Fortaleza


PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 2010

Polo “Pedras que Cantam” (Praia de Iracema)



DIA 06 – Sábado

Programação especial em Homenagem a Fausto Nilo

16h - Encontro de blocos da Praia de Iracema

18h - Bloco Luxo da Aldeia

22h - Banda Tudo Azul

23h - Armandinho – participação especial Robertinho de Recife e Fausto Nilo



DIA 13 – Sábado

17h - Blocos da Praia de Iracema – Saída do Polo “Vida Boa” até o Polo “Pedras que Cantam”.

18h - Banda de Carnaval Casa Blanca

21h - Banda Transacionais

23h - Diogo Nogueira



DIA 14 – Domingo

17h - Blocos da Praia de Iracema – Saída do Polo “Vida Boa” até o Polo “Pedras que Cantam”.

18h - Carnaval em homenagem a Fausto Nilo - Banda Tudo Azul

21h - Otho Junior e a Batucada Elétrica

23h - Zeca Baleiro



DIA 15 – Segunda-feira

17h – Blocos da Praia de Iracema – Saída do Polo “Vida Boa” até o Polo “Pedras que Cantam”.

18h – Banda de Carnaval Casa Blanca

21h – Banda Nacionalize

23h – Orquestra Imperial



DIA 16 – Terça-feira

17h – Blocos da Praia de Iracema – Saída do Polo “Vida Boa” até o Polo “Pedras que Cantam”.

18h - Banda Tudo Azul

21h - Groovytown

23h - Nação Zumbi





Polo “Vida Boa” (Praia de Iracema – D. Mocinha)



DIA 13 – Sábado

15h – Chorinho (Grupo “Fulô de Araçá”)

17h - Bloco Num Ispaia Sinão Ienche e Orquestra

17h – Saída dos blocos até o Polo “Pedras que Cantam” (Blocos: Mió k i, Num Ispaia Sinão Ienche, Periquito da Madame, As Matracas, O Cheiro, Amantes de Iracema, Que Merda é Essa? e Girassol de Iracema)

22h - Samba de Raiz (Grupo “Fina Flor”)

23h30 - Encerramento



DIA 14 – Domingo

15h - Chorinho (Grupo “Chorinho com Feijão”)

17h - Bloco num Ispaia Sinão Ienche e Orquestra

17h - Saída dos blocos até o Polo “Pedras que Cantam” (Mió k i, Num Ispaia Sinão Ienche, Periquito da Madame, As Matracas, O Cheiro, Amantes de Iracema, Que Merda é Essa? e Girassol de Iracema)

22h - Samba de raiz (“Couros e Cordas”)

23h30 - Encerramento



DIA 15 – Segunda-feira

15h - Chorinho com o grupo “Fulô de Araçá”

17h - Bloco Num Ispaia Sinão Ienche e orquestra

17h - Saída dos blocos até o Polo “Pedras que Cantam” (Mió k i, Num Ispaia Sinão Ienche, Periquito da Madame, As Matracas, O Cheiro, Amantes de Iracema, Que Merda é Essa? e Girassol de Iracema)22h - Samba de raiz (“Couros e Cordas”)

23h30 - Encerramento



DIA 16 – Terça-feira


15h - Chorinho com o grupo “Chorinho com Feijão”


17h - Bloco Num Ispaia Sinão Ienche e Orquestra


17h - Saída dos blocos até o Polo “Pedras que Cantam” (Mió k i, Num Ispaia Sinão Ienche, Periquito da Madame, As Matracas, O Cheiro, Amantes de Iracema, Que Merda é Essa? e Girassol de Iracema)


22h - Samba de raiz com o grupo “Fina Flor”


23h30 - Encerramento


Polo “Chão da Praça” (Avenida Domingos Olimpio)


DIA 14 – Domingo

Cortejo de maracatus e blocos de sujo
16h20 – Maracatu Nação Pici
17 h - Maracatu Kizomba
17h40 - Maracatu Rei Zumbi
18h20 - Maracatu Nação Baobab
19h - Maracatu Nação Axé de Oxossi
19h40 - Maracatu Vozes da África
20h20 - Maracatu Nação Fortaleza
21h - Maracatu Reis de Paus
21h40 - Maracatu Solar
22h20 - Maracatu Az de Ouro
23h - Maracatu Nação Iracema
23h - Maracatu Filhos de Yemanjá


DIA 15 – Segunda-feira

Desfile de blocos, cordões e sujos
17h - Bloco Doido é tu
17h40 - Bloco Afoxé Acabaca
18h20 - Cordão Vampiros da Princesa
19h - Cordão as Bruxas
19h40 - Bloco Princesa no Frevo
20h20 - Bloco Unidos da Vila
21h - Bloco Garotos do Benfica
21h40 - Bloco Prova de Fogo
22h20 - Bloco Fuxico do Mexe-mexe
23h - Bloco Garotos do Parque
23h40 - Bloco Império da Vila
0h20 - Bloco A Turma do Mamão


DIA 16 – Terça-feira

Desfile de afoxés, maracatus, escolas de samba e sujos
16h20 – Afoxé Filho de Oyá
17h - Afoxé Oxum Odalá
17h40 – Maracatu Pitaguary
18h20 - Escola de Samba Girassol de Iracema
19h - Escola de Samba Corte no Samba
19h40 - Escola de Samba Império Ideal
20h20 - Escola de Samba Imperadores da Parquelândia
21h - Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho
21h40 - Escola de Samba Mocidade Independente da Bela Vista
22h20 - Escola de Samba Unidos do Pajeú
23h – Maracatu Rei do Congo


Polo “Coisa Acesa” (Parque da Liberdade/Cidade da Criança)

DIA 14 – Domingo

13h - Encontro dos Afoxés Oxum Odolá, Filhos de Oyá e Afoxé Acabaca
18h - Saída dos Afoxés em cortejo até a Av. Domingos Olimpio


DIA 15 – Segunda-feira

13h - Encontro do Afoxé Oxum Odolá, Bloco Iabadã e Maracatu Nação Baobab
18h - Saída dos Afoxés em cortejo até a Av. Domingos Olimpio.


Polo “Zanzibar” (Benfica)

DIA 14 – Domingo

16h - Concentração do Bloco Sanatório Geral
17h - Saída do bloco pelas ruas do bairro
20h - Chegada do bloco a Praça da Gentilândia
22h - Encerramento


DIA 16 – Terça-feira

16h - Concentração do Bloco Sanatório Geral
17h - Saída do bloco pelas ruas do bairro
20h - Chegada do bloco à Praça da Gentilândia
22h - Encerramento

Polo “Elefante” (Largo do Mincharia)

DIA 14 – Domingo

16h - Cortejo infantil com bandinha de sopro e oficina de pintura de rosto
18h - Carnaval Infantil com Marcelino Câmara e a Banda Super Fantástico
Polo “Pão e Poesia” (Messejana – Praça da Igreja)


DIA 14 – Domingo

14h às 17h - Oficina de confecção de máscaras com os brincantes do Bloco Cordão do Ancuri
16h - Oficina de confecção de instrumentos (corneta) e pintura de rosto com o grupo Bate Palmas.
16h30 - Bloco Batendo na Lata.
18h - Bloco Jequerê
19h30 - Cia. Bate Palmas
20h30 - Lú de Sousa e Banda Forno Eletro.
22h30 - Banda Brasil Tropical.

Fonte:Portal da Prefeitura de Fortaleza 

MARACATU


O Maracatu é a mais tradicional dança dramática de origem afro- descendente presente na cultura do povo cearense, configurando um cortejo formado por baliza, porta-estandarte, índios brasileiros e nativos africanos, negras e baianas, negra da calunga, negra do incenso, balaieiro, casal de pretos velhos, pajens, tiradores de loas e batuqueiros, em reverência a uma rainha negra e sua corte real. No Ceará, o povo caboclo usa uma mistura de fuligem, talco, óleo infantil e vaselina em pasta para tingir o rosto de negro.


O ritmo do maracatu cearense é apresentado por um grupo de percussão no qual incluem-se caixas, utilizadas sem esteira para acentuar a batida grave, surdos, bumbos, ganzás, chocalhos e triângulos, também chamados de ferros, confeccionados com molas de transporte pesado, o que lhes confere um timbre característico e uma sonoridade acentuada, destacando-se dos demais instrumentos. O macumbeiro ou tirador de loas é quem canta as toadas, nas quais são geralmente enfocados temas ligados à cultura, à religião e à história da África e do Brasil.

Oriundo das coroações de Reis do Congo, acontecidas a partir do século XVIII nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos espalhadas por Fortaleza e cidades interioranas como Sobral, Icó, Aracati e Crato, os maracatus foram descritos pelo escritor Gustavo Barroso em seus desfiles pelas ruas da capital cearense ao final da década de 1880.

Conforme registrado no livro Idéias e Palavras, existiam os maracatus do Morro do Moinho (Arraial Moura Brasil, por trás da Estação Central), do Beco da Apertada Hora (atual rua Governador Sampaio), da rua de São Cosme (atual rua Padre Mororó), do Outeiro (Aldeota antiga, atual região do Colégio Militar) e o do Manoel Furtado.
O maracatu chegou ao carnaval, desfilando oficialmente como agremiação carnavalesca, em 1937, através de um convite feito pelo então Rei Momo Ponce de Leon ao Maracatu Az de Ouro, fundado em 1936 por Raimundo Alves Feitosa, compositor e tirador de loas também conhecido como Raimundo Boca Aberta.

A partir da década de 1950 surgiram outros grupos como Estrela Brilhante, Az de Espada e Leão Coroado, agremiações de grande destaque nos desfiles carnavalescos, contribuindo com a riqueza de seus cortejos para a consolidação do maracatu como uma das mais importantes expressões artísticas e culturais do povo cearense.
A história do carnaval em Fortaleza registra um expressivo número de grupos, muitos deles extintos, como é o caso dos maracatus Rancho Alegre, Nação Africana, Rei de Espada, Rei dos Palmares, Nação Uirapuru, Nação Gengibre, Nação Verdes Mares e Rancho de Iracema.
Atualmente participam do carnaval de rua os maracatus Az de Ouro, Rei de Paus (fundado em 1960, com o nome de Ás de Paus), Vozes da África (fundado em 1980), Nação Baobab (fundado em 1995), Rei Zumbi (fundado em 2001), Nação Iracema (fundado em 2002), Kizomba (fundado em 2003) e Nação Fortaleza (fundado em 2004).

O CORTEJO
 
1. BALIZA
Abre o desfile, marcando o passo ao lado do porta-estandarte e carrega a baliza entre os dedos. Veste-se com colete, turbante, saiote ou calção e sua fantasia tem as cores oficiais de seu maracatu.
2. PORTA – ESTANDARTE
Carregando o estandarte, marca o passo e anuncia a presença do maracatu.
3. ESTANDARTE
Peça confeccionada em cetim ou veludo, tem franjas ou rendas na borda inferior e traz, pintado ou bordado no centro, o símbolo identificador do maracatu.
4. LAMPIÕES
Adereços de mão, representam a luz e o fogo no caminho do cortejo. Combinam a herança da liturgia católica das procissões com o culto ao fogo, simbolizando a necessidade real dos escravos de manter, nas senzalas, a chama sempre acesa.
5. ÍNDIOS
Desfilam em filas indianas e ladeiam o estandarte. Em Fortaleza têm origem nos caboclos ou cordão de índios de penas, participantes do carnaval de rua na década de 1950.
6. NEGRAS E BAIANAS
Também desfilam em filas indianas e marcam a segunda parte do cortejo real, antecedendo o balaieiro, os pretos velhos e a corte real.

7. NEGRA DA CALUNGA
Negra que conduz a boneca. As duas geralmente usam roupas idênticas.
8. NEGRA DO INCENSO
Negra que conduz o incenso ou defumador, usado para abrir os caminhos e perfumar o itinerário do cortejo.
9. BALAIEIRO
Conduz na cabeça um balaio carregado de frutas e legumes e evolui com graça, lembrando os antigos escravos de ganho, ao mesmo tempo em que inclui um elemento ecológico no desfile.
10. BALAIO
Cesto de palha, com o formato de alguidar, onde são conduzidas frutas e legumes, configurando oferendas a entidades espirituais protetoras do maracatu.
11. PRETOS–VELHOS
Simbolizam a sabedoria e a experiência dos mestres mais idosos nas tribos africanas e nos cultos afro-descendentes.
12. CORTE
Representada pelo Príncipe, a Princesa, o Rei e a Rainha, figura principal, em honra de quem o cortejo se apresenta. Também fazem parte as Damas de Honra, também chamadas de Damas do Paço, as Mucamas e os Vassalos.
13. LEQUE
Carregado por um vassalo, tem a função de reverenciar a Corte, pairando sobretudo em torno da Rainha.
14. CHAPÉU DE SOL (SOMBRINHA)
Redondo, colorido e sempre girando, é usado para proteger a Rainha.
15. BATUQUEIROS
Tocadores de tambores (caixas, usadas sem esteiras para acentuar o som grave, surdos e bumbos) e ferros (chocalhos, triângulos e ganzás), executam a marcação para o canto e a evolução do maracatu.
16. TIRADOR DE LOAS OU MACUMBEIRO
Apresenta a loa (toada) do maracatu. Sempre apoiado pelo coro do cordão de negras, procura estimular os brincantes a cantar durante o desfile.

Para saber mais
LIVROS :
Ao Som da Viola - Gustavo Barroso
A Abolição no Ceará-
Raimundo Girão
As Irmandades Religiosas no Ceará Provincial -
Eduardo Campos
Os Negros em Portugal, Uma Presença Silenciosa -
José Ramos Tinhorão
Reis Negros no Brasil Escravista - História da Festa de Coroação de Rei Congo -
Marina de Mello e Souza
Danças Dramáticas no Brasil -
Mário de Andrade   






CORTEJO DO CARNAVAL 2010

CORTEJO DO CARNAVAL 2010
Tema : BÁRBARA LUZ DA LIBERDADE
LOA : BÁRBARA DE ALENCAR, UM CANTO DE LIBERDADE
Autor: Calé Alencar


Epa He Yi
Minha mãe Iansã
Epa He Yi
Epa He Yi
Minha mãe Iansã
Com a força dos ventos chegou a guerreira
Mulher brasileira das terras do Exu
Que canta e luta pela liberdade
Por que bate o ferro do maracatu
Ê Bárbara viva, ê nossa heroína
Que vem com seu sonho a história mudar
Trazendo seus filhos, sua rebeldia
Coragem e fé que a Nação vai cantar
Ê dona Bárbara
Hoje a nossa Nação te chama
Bárbara
És a força e a luz a nos libertar
Oyá Iansã, dona das tempestades
Ê vem Santa Bárbara abençoar
Nação Fortaleza pisou no terreiro
Ao som dos tambores já veio brincar
Ê Bárbara e seu ideal libertário
Que se espelhem em ti os que vamos lutar
Pois a liberdade ainda que tarde
Um dia renasce pra gente cantar
Ê dona Bárbara
Hoje a nossa Nação te chama
Bárbara
És a força e a luz a nos libertar
Epa He Yi
Minha mãe Iansã
Epa He Yi
Epa He Yi
Minha mãe Iansã

Retrato de Bárbara de Alencar
Oscar Araripe / 110m x 120m - Acrílica sobre tela sintética / 2001
Para o desfile carnavalesco de 2010, o Maracatu Nação Fortaleza apresenta o tema Bárbara Luz da Liberdade, idealizado com o intuito de homenagear os 250 anos de nascimento da primeira presa política do Brasil, Bárbara Pereira de Alencar, precursora da independência e da República, uma das lideranças do movimento republicano em oposição à monarquia no início do século XIX.

Bárbara de Alencar nasceu no município pernambucano de Exu, na fazenda Caiçara, no dia 11 de fevereiro de 1760, tendo participado do movimento revolucionário juntamente com seus filhos José Martiniano, Carlos José e Tristão de Alencar Araripe. Presa em junho de 1817, esteve no cárcere em Fortaleza, Recife e Salvador, sendo libertada em novembro de 1820. A revolução de 1817 começou em Pernambuco e contou com a participação de vários setores da população, inclusive muitos sacerdotes, ganhando por isso o apelido de Revolução dos Padres. Carlos José, filho de dona Bárbara, foi o encarregado de disseminar o ideal revolucionário na região do Cariri, conseguindo adesões e plantando a semente do movimento libertador de 1824, conhecido como Confederação do Equador, do qual um dos mais destacados participantes, no ambiente cearense, foi Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, Presidente do Ceará, primeiro Presidente da República da Confederação do Equador, portanto primeiro Presidente Republicano do Brasil.

De Bárbara descendem grandes vultos de projeção nos cenários político, militar e cultural brasileiro, destacando-se os nomes de José de Alencar, autor do consagrado romance Iracema, também denominado pai do romance brasileiro, além de Alencar Furtado e Miguel Arraes de Alencar, personagens de relevo na história recente das lutas políticas contra o regime totalitário instaurado no Brasil na década de 1960.
   
Bárbara de Alencar viveu grande parte de sua vida na cidade do Crato, região sul do Ceará, onde é lembrada como exemplo de fibra, luta, coragem e obstinação na defesa de seus ideais libertários. Levada para o Piauí, faleceu em agosto de 1832, sendo seu corpo transferido para o distrito de Itaguar – Poço da Pedra, no município caririense de Campos Sales. O Maracatu Nação Fortaleza traz o tema Bárbara Luz da Liberdade para o carnaval de rua inserindo na festa carnavalesca a lembrança dos feitos históricos de Bárbara de Alencar, por ocasião de seus 250 anos de nascimento, homenageando a heroína nacional e modelo de luta em defesa da liberdade.

Com a inclusão do tema Bárbara Luz da Liberdade, fazendo referência ao sincretismo religioso com a inclusão das entidades do candomblé e do catolicismo, no caso Iansã e Santa Bárbara, o Maracatu Nação Fortaleza pretende ressaltar a importância do diálogo com a nordestinidade e suas peculiaridades nos campos cultural, histórico e social, relacionando exemplos de coragem e fibra de importantes vultos históricos e suas relações com a história contemporânea, inserindo no carnaval de rua um tema voltado para a valorização das lutas e conquistas gestadas a partir dos movimentos populares.

Quer Sair de Casa?!

Humorista João Netto mostra obra fotográfica
Autodidata - Conhecido pelos personagens de humor, como Zé Modesto e João Besouro, o cearense agora apresenta mais de 24 registros de suas experiências cotidianas, viagens, cenas e essências do artista ao longo dos últimos 10 anos. Esta é sua primeira individual, após duas exposições coletivas. A exposição Olho de Águia está em cartaz até 21 de fevereiro na praça de eventos do Shopping Aldeota (av. Dom Luís, 500 - piso L1 - Aldeota). Outras informações pelo fone 3458 1212.

Exposição

Exposição agrada crianças e adultos
Lúdico - A exposição Brinquedo - A Arte do Movimento tem curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody. Além das 800 peças separadas por temas o visitante vai interagir com as instalações. O funcionamento é de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30min). De sexta a domingo, a visitação é das 14h às 21h (acesso até às 20h30min) no Memorial da Cultura Cearense, no Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2 e R$ 1. Acesso livre aos domingos. Outras informações: (85) 3488 8621.
Pulsões Aleatórias no Terreiro do Maracatu
Referências - O coletivo Traços Aleatórios é formado pelos artistas cearenses Carlosnaik Veras, Diego Sousasantos, Erik George, Glau Holanda, Marildo Montenegro e Teresa Cristina. Utilizando referências do maracatu, o coletivo apresenta uma multiplicidade de técnicas e estilos artísticos. Em cartaz até 13 de março no Espaço Cultural Correios (rua Senador Alencar, 38 - Centro). Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 8 às 12h. Outras informações: 3255 7262.
Individual de Cláudio César sobre cotidiano
Carioca - Com visitação gratuita, a exposição retrata cenas cotidianas através de duas técnicas, bico de pena e acrílica sobre tela, em que o foco recai sobre temáticas variadas, como a infância e natureza, mas também problemas sociais com um toque de ironia, a exemplo dos quadros Foto da Noite e Aerolândia. Em cartaz no Moana Gastronomia & Arte (avenida Beira Mar, 4260 / Golden Flat Fortaleza - Mucuripe). Visitação gratuita das 9h às 11h e das 14h às 19h. Outras informações: 3263 4887.
Lapinhas: Sentidos do Fazer no MCC
Cultura - A mostra visa ampliar o olhar sobre a manifestação cultural das lapinhas. Compartilhar parte dessa diversidade com o público possibilita a desconstrução de visões uniformes do fazer lapinha e a percepção das conexões entre a intimidade dos lares e práticas sociais ligadas à religiosidade, ao consumo e às sociabilidades. Exposição em cartaz até 21 de fevereiro, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema). Visitação de terça a domingo, das 14h às 20h30min. Outras informações: 3488 8621.
20obras10artistas no Sobrado
Artes visuais - A exposição 20obras10artistas reúne, no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro), 20 obras de autoria de 10 artistas cearenses. O conjunto de diferenças das 20 obras reunidas permite ao público uma visão abrangente das artes visuais hoje, entre pinturas, fotografias, esculturas e instalações. Horários de funcionamento: terça a sexta, de 9h às 19h/sábado, de 10h às 19h/domingo, de 10h às 14h. Infrmações: 3101 8826/ 8827.  


Curso de Dança Contemporânea




Os fãs da dança contemporânea agora tem oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. A Vila das Arte, através do programa Aulas Abertas, está com inscrições abertas até o dia 18 de março para o curso de Iniciação à Dança Contemporânea, ministrado pela professora Eliana Madeira. O curso, que acontece entre 23 de fevereiro e 5 de março, é voltado para jovens a partir de 15 anos e adultos que queiram ter contato com a prática e com a análise das obras coreográficas. As aulas serão divididas em dois momentos: um primeiro destinado à aula de dança propriamente dita e um segundo com exibições comentadas de obras das principais correntes estéticas da dança cênica no século XX. Pós-graduada em Pesquisa e Pedagogia do Movimento Humano/ Elementarer Tanz-Maja Lex pela Escola Superior Alemã de Esporte de Colônia, Eliana é professora de Análise do Movimento no Curso Técnico em Dança realizado em parceria entre o SENAC-CE e a Secretaria da Cultura do Ceará.


SERVIÇO

Iniciação à Dança Contemporânea, com Eliana Madeira. Inscrições gratuitas de 25/01 a 18/03 (horário comercial). Ficha de inscrição pode ser solicitada através do e-mail: escoladedancadefortaleza@gmail.com. Mais informações: 3105.1402 



Os fãs da dança contemporânea agora tem oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. A Vila das Arte, através do programa Aulas Abertas, está com inscrições abertas até o dia 18 de março para o curso de Iniciação à Dança Contemporânea, ministrado pela professora Eliana Madeira. O curso, que acontece entre 23 de fevereiro e 5 de março, é voltado para jovens a partir de 15 anos e adultos que queiram ter contato com a prática e com a análise das obras coreográficas. As aulas serão divididas em dois momentos: um primeiro destinado à aula de dança propriamente dita e um segundo com exibições comentadas de obras das principais correntes estéticas da dança cênica no século XX. Pós-graduada em Pesquisa e Pedagogia do Movimento Humano/ Elementarer Tanz-Maja Lex pela Escola Superior Alemã de Esporte de Colônia, Eliana é professora de Análise do Movimento no Curso Técnico em Dança realizado em parceria entre o SENAC-CE e a Secretaria da Cultura do Ceará.


SERVIÇO

Iniciação à Dança Contemporânea, com Eliana Madeira. Inscrições gratuitas de 25/01 a 18/03 (horário comercial). Ficha de inscrição pode ser solicitada através do e-mail: escoladedancadefortaleza@gmail.com. Mais informações: 3105.1402    




Para conhecer outros ritimos no carnaval de 2010


Festival Jazz & Blues de Guaramiranga!




O período é o carnaval e o endereço é no Ceará. Mas desde 2000, o que atrai milhares de pessoas para Guaramiranga nos dias de “folia” é o jazz, o blues e ritmos afins. Em fevereiro de 2010 o Festival Jazz & Blues chega à 11ª edição consolidado como um dos mais importantes projetos musicais do gênero no país. Ele acontece de 13 a 16 (carnaval) em Guaramiranga e de 18 a 20 tem mais três dias em Fortaleza.



O Festival foi idealizado pela Via de Comunicação e Cultura, que ousou ao oferecer ao público espetáculos de jazz e blues durante o carnaval e distante dos grandes centros urbanos. A idéia deu certo e garantiu ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistando credibilidade e um público fiel do Ceará e de vários cantos do país.



Pelo Festival Jazz & Blues já passaram nomes como Toots Thielemans, César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Jean Jacques Milteau, Ivan Lins, Scott Henderson, Stanley Jordan, Pedro Aznar, Paulo e Daniel Jobim, Nuno Mindelis, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Dominguinhos… É injusto citar só alguns, mas não é o caso de discorrer a lista de grandes instrumentistas e intérpretes que se apresentaram nos palcos do Festival em dez edições já realizadas.



Apesar de próxima das belas e ensolaradas praias do Ceará, Guaramiranga tem um cenário diferente dessa imagem do estado. A cidade, com pouco mais de 4 mil habitantes, fica na região do Maciço de Baturité, a cerca de 100Km da capital Fortaleza, a uma altitude de 865 metros. Ao invés de dunas, coqueiros, mar e o calor do verão, a beleza do local está na riqueza da mata atlântica, suas cachoeiras e o clima ameno, que varia entre 18º e 25º.



No centro de Guaramiranga está o Teatro Municipal Rachel de Queiroz, palco principal do Festival Jazz & Blues. No entorno da praça do Teatro, uma diversidade de restaurantes completa o clima de montanha, com uma culinária que passa pelos fondues franceses, massas italianas, salsichas alemãs, chocolate quente, boas cervejas e bons vinhos. É nesse contexto que acontece o Festival Jazz & Blues, com programação em Guaramiranga nos quatro dias de carnaval, das 10 horas da manhã até às 3h da madrugada, em espaços fechados e abertos, com programação paga e gratuita. Depois da quarta-feira de cinzas, o Festival desce a serra e continua em Fortaleza de quinta a sábado.



NOVIDADES: RESIDÊNCIAS e CAFÉ NO TOM



O Festival preparou algumas novidades para marcar o início de sua segunda década. Uma delas é o Café no Tom, que vai transformar o teatrinho – na mesma rua do teatro grande e também com o nome de Rachel de Queiroz – em um espaço de exposição, café e entrevistas. O local será aberto diariamente às 10 horas e até às 22h poderá ser visitada a exposição de fotos históricas dos 10 anos do Festival Jazz & Blues. A exposição é uma seleção de imagens captadas pelo fotógrafo Chico Gadelha ao longo da primeira década do carnaval jazzístico. Às 16 horas, o jornalista e editor da revista Blues’n Jazz, Helton Ribeiro, entrevista alguns instrumentistas que vão se apresentar no Festival. São eles, Carlos Malta, Chico Pinheiro, Rildo Hora e Márcio Resende.



Outra novidade é o projeto Residências Artísticas, que visa estimular e colaborar continuamente para a formação musical de novas gerações e, assim, agregar valor à comunidade. Em Guaramiranga, ao longo de uma semana antes do carnaval jazzístico, jovens instrumentistas terão aulas práticas e teóricas de música, todas gratuitas, ministradas por instrumentistas conceituados na cena local e nacional. Parte dos alunos receberão bolsa integral, ou seja, terão custeadas ainda as despesas de transporte para Guaramiranga, hospedagem e alimentação durante os dias das Residências Artísticas, além de poderem acompanhar os quatro dias de Festival durante o carnaval, com os mesmos benefícios.



O Projeto reforça o compromisso do Festival com o lado pedagógico que vem desenvolvendo a cada ano em atividades formativas. Dentro dessa filosofia o Festival criou em 2006 o projeto Novos Talentos, uma ação de responsabilidade social e inclusão que até 2009 atendeu jovens músicos de Fortaleza e interior do Estado que não tinham muitas oportunidades de capacitação e de apresentação. O projeto acontecia antes do período do carnaval, em quatro cidades cearenses, com cerca de 60 alunos no total.



Agora, em 2010, o Festival incrementa o aspecto pedagógico com a criação das Residências Artísticas, projeto voltado para um número maior de instrumentistas, 75, e com mais oportunidades de formação. O resultado das oficinas será levado ao público pelos 25 alunos que alcançarem a bolsa integral. Eles vão se apresentar no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, em shows batizados de Toca Jazz, às 17 horas, no palco aberto.



Com o projeto Residências Artísticas, o Festival mostra-se mais maduro ao chegar à 11ª edição, firmando o reconhecimento do valor da formação para o surgimento de uma nova geração de instrumentistas de talento e conhecimento musical na cena jazzística cearense.



OFICINAS



Mas não só os alunos das Residências Artísticas poderao poderão aprender um pouco mais do que vão ver nos palcos. Durante o período do Festival em Guaramiranga, acontecem as oficinas, ministradas por insturmentistas que vão estar nos palcos do Festival. Abertas mediante inscrição durante o Festival, as oficinas serão realizadas às 10h e às 15h na Escola Zélia Matos Brito.



ENSAIOS ABERTOS e SHOWS



Já é tradição. Nos quatro dias de Festival na serra, uma fila grande se forma em frente ao Teatro Municipal Rachel de Queiroz já no início da tarde. É que às 14h30 acontece o Ensaio Aberto com uma das atrações da noite. Estes ensaios são momentos ímpares, de descontração e, ao mesmo tempo, concentração, com o público atento ao virtuosismo de instrumentistas renomados. O Ensaio Aberto é uma oportunidade que o Festival e grandes atrações oferecem a todos, independente de idade ou preferência musical, de terem acesso aos artistas e conhecerem um pouco do que será levado ao palco durante o show.



O 11º Festival Jazz & Blues contará com dois grandes palcos para os quatro dias de shows. No Teatro Municipal Rachel de Queiroz, duas atrações se apresentam na sessão das 20h e mais um grande nome entra em cena às 22h30. O outro palco é dedicado aos shows abertos, gratuitos, que acontecem ao por do sol, às 17 horas. É lá também que, após a programação do teatro, público e músicos se encontram para as Jam Sessions, da meia-noite às 3h da manhã.



AS ATRAÇÕES



O Festival é jazz…



Em 2010 o Festival Jazz & Blues apresenta um ar mais jazzístico, com atrações de renome nacional e internacional. Algumas boas parcerias vão estar nos palcos, é o caso do pianista cearense Antônio José e Robertinho Silva, baterista e percussionista carioca que comemora 50 anos de carreira; o pianista mineiro Túlio Mourão e Nonato Luiz, violonista cearense, que juntos lançaram recentemente o CD Mangabeira; Rildo Hora e Misael da Hora, que mostram na gaita e no piano um repertório variado, que pode viajar com facilidade do erudito ao jazz brasileiro; Wagner Tiso convida Victor Biglione e o paulista Trio Corrente convida Paquito D’Rivera, saxofonista cubano considerado um dos maiores nomes internacionais da música instrumental.



Também no palco, o guitarrista paulista Chico Pinheiro, que será acompanhado pelo Trio Corrente; do Rio de Janeiro, Carlos Malta, conhecido como Escultor do Vento; os mineiros UAKTI, formado por Paulo Sérgio dos Santos, Artur Andrés Ribeiro, Décio Ramos e Marco Antônio Guimarães, e grupo Ramo, formado por cinco jovens compositores, instrumentistas e arranjadores; Caninga Trio, do Rio Grande do Norte, que desde 2006 desenvolve um repertório instrumental voltado para uma formação pouco comum, onde saxofone, guitarra e baixo de seis cordas; da Bahia, o Viola de Arame, de Júlio Caldas (violas de 10 cordas) e Cássio Nobre (viola de 10 cordas, viola machete e violão de 7 cordas); a cearense Marimbanda, composta por Luizinho Duarte (baterista, violonista e arranjador), Heriberto Porto (flautista), Thiago Almeida (pianista) e Miquéias dos Santos (contrabaixista autodidata, violonista e compositor); o flautista carioca residente em Fortaleza Márcio Resende; e a cantora Paula Tesser, nascida em Paris, filha de pais brasileiros.



O Festival é Blues…



Mas não é só jazz e gêneros afins que fazem a 11ª edição do Festival. Olha o que vem por aí… o ícone do Chicago Blues Magic Slim, acompanhado pela Blues Special Band, com quem fez turnê em 2007 e 2008; o trio de gaitistas Harmônica Mercosul, formado por Jefferson Gonçalves (Brasil), Nicolas Smoljan (Argentina) e Gonzalo Araya (Chile); e, para fechar as noites nas Jam Sessions, o guitarrista Artur Menezes, atualmente um dos artistas mais ativos na cena musical cearense.



SERVIÇO – Festival Jazz & Blues 2010 – Guaramiranga e Fortaleza – De 13 a 16 de fevereiro (carnaval) em Guaramiranga e de 18 a 20/02 em Fortaleza/CE. Info: www.jazzeblues.com.br e na Via de Comunicação e Cultura: 85-3262.7230. 


Carnaval de Fortaleza 2010 terá Diogo Nogueira, Zeca Baleiro, Armandinho e Nação Zumbi

 

26 01 2010
Iracema, entre os dias 6 e 16 de fevereiro.
Fontes garantem que as atrações são: o sambista Diogo Nogueira, a guitarra elétrica do trio de Armandinho, o maranhense Zeca Balero, os velhos carnavais da Orquestra Imperial e o maracatu atômico do Nazão Zumbi irão se apresentar na avenida Beira-Mar.
Zeca Balero e Orquestra Imperial confirmam datas
 
Diogo Nogueira 
Zeca Baleiro 
Armandinho 
Nação Zumbi 
Orquestra Imperial 

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) deve anunciar a programação completa nos próximos dias. As produções de Zeca Balero e Orquestra Imperial – com os vocalistas Thalma de Freitas e Rodrigo Amarante (Los Hermanos) já confirmaram os dias das apresentações, respectivamente, 14 e 15 do próximo mês.
AGENDA DO CARNAVAL 2010
Dia 06 de Fevereiro
Encerramento do Pré-Carnaval
Armandinho (BA)
Dia 13 de Fevereiro
Diogo Nogueira (RJ)
Dia 14 de Fevereiro
Zeca Baleiro (MA)
Dia 15 de Fevereiro
Orquestra Imperial (RJ)
Dia 16 de Fevereiro
Nação Zumbi (PE)