terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Benfica Noiado

Nas ruas, esquinas e calçadas do Bairro Benfica, a companhia Pã de Teatro apresenta o projeto Cidade Noiada


Na Encruza é uma intervenção nas ruas do Benfica
Horário de pico, na encruzilhada na da av. 13 de Maio com a av. da Universidade, um ator (Cícero Texeira Lopes) vestindo roupas pretas chama atenção dos passantes. Alguns, previamente informados, acomodam-se no chão sobre panos coloridos. Além do olhar dos transeuntes, o olhar da lente de uma câmera filmadora registra para depois ser mostrado na Internet. A intervenção começa, na ``encruza`` de uma cidade noiada.

Formada em 2007 por um grupo de atores e atrizes encabeçados pelo diretor e dramaturgo Karlo Kardoso, a Companhia Pã de Teatro Pesquisa Produção Artística e Cultural vem desenvolvendo uma pesquisa estética nos campos da antropologia, da filosofia e da política, desenvolvendo uma poética transdisciplinar conectada com termos e códigos proposto pela comtemporaneidade.

O primeiro projeto da companhia foi Fragamentos do Corpo (apresentado em teatros) e, o desenvolvimento da pesquisa fez com que optassem por espaços alternativos na cidade. ``Nessa circulação outras questões foram propostas: o nomadismo, os fluxos urbanos, a velocidade, a liquidez dos desejos, a fragmentação e sobreposição do tempo, a hipertextualidade e desterritorialização. Esse último termo nos remete ao pensamento de que o urbano vai além do fenômeno social, econômico e político, ele é também fenômeno espacial``. Comenta Karlo Kardoso.

Em 2009 a Companhia Pã começa, através de leituras e experimentações, a formatar o projeto Cidade Noiada, um mergulho tanto estético, quanto político nos fluxos urbanos, tendo como um epicentro as ruas do bairro Benfica, em Fortaleza/CE. A companhia já apresentou vários solos e experimentações pelo bairro, entre eles Vadia, com a atriz Luiza Torres, Vai Ver Se Eu Estou Lá na Esquina, com atriz Eugênia Siebra, Noiada, com a atriz Ednéia Tutti, e Na Encruza (foto), com ator Cícero Texeira Lopes. O experimento Na Encruza debruça-se sobre a liquidez dos desejos e na dissolução dos limites de gêneros, buscando compreender os processos de construção de novas identidades. Na Encruza parte do conto O Casulo e a Larva ou Minha Nêgo, do ator e dramaturgo Ricardo Guilherme. O ator Cícero Texeira Lopes vem pesquisando e experimentando a cena há algum tempo, vendo possibilidades e descartando excessos na encenação. O resultado desse experimento pode ser visto às sextas-feiras do mês de janeiro na esquina da av. 13 de Maio com a av. da Universidade (na calçada do Mauc) no Benfica, sempre às 18 horas ou na Internet na TV Pã (www.justin.tv/teatropa) e na revista Pã Online (www.parevista.org), onde se pode obter mais informações sobre a companhia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário