Raimundo Fagner se apresenta na abertura da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais
O cantor cearense Raimundo Fagner se apresenta nesta quinta (25), às 21 horas, na abertura da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, IV Encontro Nacional dos Pontos de Cultura. No primeiro dia, o evento acontece na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE); e se estende para os demais espaços do centro cultural e seu entorno de sexta (26) até quarta-feira (31). É a primeira vez que o encontro é realizado no Nordeste. Além de 37 anos de carreira artística – marcada pelo lançamento do último álbum “Uma Canção no Rádio” em 2009, o cantor mantém a Fundação Raimundo Fagner há 10 anos. A entidade é um “Pontão” de Cultura e trabalha pela formação de jovens e crianças através do ensino das artes e do esporte, com sedes em Fortaleza e Orós (CE).
Durante sete dias, a Teia Brasil 2010 reunirá cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura no Centro Dragão do Mar. O encontro visa incorporar manifestações culturais de todas as regiões do País por meio de várias linguagens e atividades, e terá como destaques da sua programação a Teia das Ações (que promoverá seminários, painéis, debates), a Mostra artística (que terá apresentações de dança, teatro, circo, artes visuais, artes integradas, música, cultura popular e audiovisual) e o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, momento de discussão política dos pontos, onde serão debatidos temas como a Lei Cultura Viva, que transformará os Pontos de Cultura em política de Estado. A abertura, que acontecerá na quinta-feira (25), às 19 horas, contará com a presença de diversas autoridades, como o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy; o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e idealizador do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, Célio Turino, e o Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho.
Esta é a primeira vez que a Teia Brasil é realizada na região Nordeste. O encontro está em sua quarta edição, sendo a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura, Governos Estaduais e Municipais, sendo 142 do Estado do Ceará. Em todo o País, os Pontos de Cultura atingem cerca de oito milhões de pessoas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais vai focar na comunicação e cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre TC, da Casa de Cultura Tainã (SP), que compara com a internet o instrumento usado como forma de comunicação entre culturas tradicionais.
A proposta do Encontro é consolidar a Teia como um espaço político e cultural dos Pontos de Cultura e discutir a gestão compartilhada e autonomia do Programa Cultura Viva do Governo Federal, buscando sua consolidação como política pública de Estado, através da mobilização popular e do projeto de leis sociais que está na pauta de discussões do Governo Federal.
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), do Ministério da Cultura, foi criado para dar instrumentos para que a sociedade, de forma pró-ativa, conquiste espaços, troque experiências e desenvolva ações de incentivo à cultura e à cidadania. O programa seleciona, através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a cidadania e a economia solidária em comunidades por todo o país. Desta parceria entre sociedade civil e poder público nascem os Pontos de Cultura, através de convênio com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC-MinC) e governos estaduais. No total, R$ 180 mil são repassados para cada Ponto, em três anos de convênio.
A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais é realizada pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), representada pelo Instituto Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) e o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).
Teia das Ações
Além da celebração do encontro dos Pontos de Cultura, a organização ressalta a importância de ter espaços de apresentações e debates dos vários temas praticados pelos atores sociais do Programa, para que conjuntamente com o público e membros das comunidades interessadas possam debater, apresentar propostas e definir estratégias para a otimização, desenvolvimento e continuidade do Programa Cultura Viva.
Os dias 26 e 27 de março estão reservados para a Teia das Ações – Conceitos e Práxis, atividades colaborativas que buscam reunir as ações do programa Cultura Viva dentro da Teia 2010. Organizada pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, a Teia das Ações irá complementar a programação do evento, junto com a Mostra Artística e o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. “Como o nome já diz, a idéia é aproveitar o encontro para pensar e compartilhar os conceitos e as práticas das ações, das iniciativas premiadas e das redes que fazem parte do programa Cultura Viva. Além disso, a Teia das Ações pretende apresentar e discutir a produção dos Pontos de Cultura relacionada às ações do programa. Por fim, pretende-se elaborar estratégias e propostas para garantir a continuidade do Cultura Viva”, explica o coordenador de Comunicação da Teia, Uirá Porã.
Fórum Nacional dos Pontos de Cultura
Como parte da programação da Teia 2010, será realizada entre os dias 29 e 31 de março a terceira edição do Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPdC), que busca promover interação entre os pontos e aprofundar o debate sobre políticas públicas voltadas à cultura no País, com ênfase nos Pontos de Cultura, Programa Cultura Viva e Sistema Nacional de Cultura.
Durante o último Encontro, foram aprovadas 125 resoluções específicas e 90 resoluções gerais sobre políticas públicas para a cultura. O encontro realizado em 2008 reuniu 578 participantes, entre representantes da CNPdC, do Ministério da Cultura, observadores e convidados.
Mostra Artística
A programação da Teia 2010 contará ainda com sua Mostra Artística, que terá apresentações de dança, teatro, circo, artes visuais, artes integradas, música, cultura popular e audiovisual. A organização da Teia recebeu um número recorde de inscrições para a mostra: foram 590 no total. A seleção dos trabalhos obedeceu a critérios estabelecidos por uma comissão indicada pela organização do evento. Dentre os critérios estão o ineditismo dos trabalhos e a distribuição regional (uma vez que se buscou garantir que todos os estados tivessem uma representação) dentro de cada área.
Os artistas contemplados irão receber, além do transporte e da alimentação, um cachê simbólico que é igual pra todos. Todos os Estados e regiões estarão representados neste momento da Teia. Mas a grande predominância na Mostra será de grupos do Ceará, uma vez que o Estado recebe o evento neste ano.
Programação
25 de Março (Abertura na Praça Verde do Dragão do Mar):
19 horas – Abertura do evento, com a Presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura
19h40 – Homenagem ao Dia do Maracatu: Coroação das Rainhas dos 14 Maracatus Cearenses ao som do batuque
21 horas – Show com Fagner (CE)
22h15 – Show com o Ponto de Cultura Manguerê - Grupo Cultural Manguerê (ES)
23 horas – Show com BNegão (RJ)
23h45 – Show com as Danças Circulares da Amazônia (Mana-Mani) – Carimbó Os Quentes da Madrugada (PA)
26 e 27 de Março (Espaços do Dragão do Mar e entorno do centro cultural)
8 horas às 12 horas – Teia das Ações: seminários das ações do Programa Cultura Viva. Atividades auto- gestionadas da Ação Griô, Escola Viva e Cultura Digital, Tuxáuas, Agente Escola Viva, Pontinhos de Ludicidade, Agente Cultura Viva, Interações Estéticas e Mais Cultura. Atividades auto- gestionadas de outras comunidades temáticas: Matriz Africana, Criança e Adolescente, Cultura de Paz, entre outras. Feira da Economia Solidária
16 horas a 0h - Mostra Artística dos Pontos de Cultura e de artistas consagrados
28 de Março (Espaços do Dragão do Mar e entorno do centro cultural)
16 horas – Cortejo da Abolição dos Libertos – cortejo com grupos artístico de todo Brasil, na Avenida Beira Mar
20 horas – Mostra Cearense de Música: apresentação de cantores Cearenses encerrando o Cortejo da Reabolição
29 a 31 de Março (Espaços do Dragão do Mar e entorno do centro cultural)
8 horas às 17 horas – III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura
Destaques da Programação Artística:
Orquestra Eleazar de Carvalho e Irmãos Aniceto (CE), B. Negão (RJ), Grupo Cultural Manguerê (ES), Jorge Mautner & Nelson Jacobina (RJ) com Afonjah, Mestre Zé Duda e o Maracatu Estrela de Ouro (PE), Carimbó Os Quentes da Madrugada (PA), Orquestra Tambores de Aço Tainã (SP), Afoxé Alafin Oyó (PE), Kilombando (BA), Tambores do Tocantins (TO), Fiandeiras de Anápolis (GO), Mombojó (PE), Orquestra Armorial do Cariri (CE), Fundação Social Raimundo Fagner (CE), Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene (SP), Beirão e Rapadura (DF), Tambores da Floresta (MA), Fagner (CE), Linha Dura (MT), Chico César (PB) e vários grupos cearenses ao longo da programação.
Serviço:
Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais
Dias: 25 a 31 de março
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza (CE)
Informações e Programação detalhada: www.teia2010.org.br
quarta-feira, 24 de março de 2010
segunda-feira, 8 de março de 2010
Feira da Musica 2010 ... dia 09 de março acabam as inscrições...
Com exceção de grupos e artistas solo de Fortaleza (CE), neste momento a produção recebe material do interior do Ceará, dos demais Estados do Brasil e de países da América Latina. As inscrições poderão ser feitas até 19 de Março, através do envio dos documentos necessários
A Feira da Música de Fortaleza (CE) abre inscrições para grupos e artistas solo interessados em se apresentar na nona edição do evento em 2010. Até 19 de Março, a secretaria geral recebe material de todo o Ceará (com exceção de Fortaleza), dos demais Estados do Brasil, de países da América Latina e do mundo. A exclusão da capital cearense neste primeiro momento não é por acaso: em breve, os músicos de Fortaleza poderão enviar seus materiais para participar das prévias que acontecerão com a realização de shows pré-Feira em abril, maio e junho – antecedendo a IX edição, programada para o período de 18 a 21 de agosto.
Os grupos e artistas solo interessados podem participar da seleção reunindo os documentos necessários da seguinte forma:
- Preencher a ficha de inscrição e imprimir;
- Incluir mapa de palco e uma ficha técnica com o nome dos integrantes e respectivas funções, incluindo produtor, se houver;
- CD de áudio – contendo mínimo de três faixas autorais;
- CD-R com breve release do grupo (ou artista solo) e fotos de divulgação (em alta resolução) ambos em formato digital;
- Reunir todos os itens e enviar para a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc), no endereço Rua Engenheiro Plácido Coelho Júnior, 180A, Vicente Pinzón, Fortaleza (CE) – Cep 60181-055. Outras informações sobre o envio: (85) 3262.5011 ou secretaria@feiradamusica.com.br
Os selecionados serão contemplados com a seguinte oportunidade para participar da Feira:
- Direito à hospedagem e alimentação durante os 4 dias do evento;
- Transporte local;
- Infra-estrutura para realização dos shows;
- Apoio de equipe técnica profissional.
IX Edição – Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, apresentou resultados mais concretos e conseguiu estabelecer um padrão elevado.
Ano passado, o evento reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária. E ainda fechou com os seguintes indicadores, levando em consideração todas as edições de 2002 até cá:
* Participação de 3600 músicos;
* 612 shows realizados;
* 48 palcos armados;
* 560 expositores;
* 1500 colaboradores diretos e indiretos;
* 200 mil pessoas que circularam em função do evento;
* 2000 produtores, gestores, estudantes, professores, técnicos e interessados se encontraram em função de negócios e processos de aprendizado;
Para 2010, a organização da Feira da Música sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente.
Outra nova proposta para a IX edição, além da realização de seletivas para a escolha das bandas de Fortaleza (CE) que farão shows nos palcos da Feira, é a criação de um Conselho Consultivo que irá acompanhar a organização. Um olhar externo sobre como o comitê gestor – composto por produtores culturais locais, consultores e jornalistas – está trabalhando e pensando o evento.
Fonte: www.feiradamusica.com.br/2010
A Feira da Música de Fortaleza (CE) abre inscrições para grupos e artistas solo interessados em se apresentar na nona edição do evento em 2010. Até 19 de Março, a secretaria geral recebe material de todo o Ceará (com exceção de Fortaleza), dos demais Estados do Brasil, de países da América Latina e do mundo. A exclusão da capital cearense neste primeiro momento não é por acaso: em breve, os músicos de Fortaleza poderão enviar seus materiais para participar das prévias que acontecerão com a realização de shows pré-Feira em abril, maio e junho – antecedendo a IX edição, programada para o período de 18 a 21 de agosto.
Os grupos e artistas solo interessados podem participar da seleção reunindo os documentos necessários da seguinte forma:
- Preencher a ficha de inscrição e imprimir;
- Incluir mapa de palco e uma ficha técnica com o nome dos integrantes e respectivas funções, incluindo produtor, se houver;
- CD de áudio – contendo mínimo de três faixas autorais;
- CD-R com breve release do grupo (ou artista solo) e fotos de divulgação (em alta resolução) ambos em formato digital;
- Reunir todos os itens e enviar para a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc), no endereço Rua Engenheiro Plácido Coelho Júnior, 180A, Vicente Pinzón, Fortaleza (CE) – Cep 60181-055. Outras informações sobre o envio: (85) 3262.5011 ou secretaria@feiradamusica.com.br
Os selecionados serão contemplados com a seguinte oportunidade para participar da Feira:
- Direito à hospedagem e alimentação durante os 4 dias do evento;
- Transporte local;
- Infra-estrutura para realização dos shows;
- Apoio de equipe técnica profissional.
IX Edição – Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, apresentou resultados mais concretos e conseguiu estabelecer um padrão elevado.
Ano passado, o evento reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária. E ainda fechou com os seguintes indicadores, levando em consideração todas as edições de 2002 até cá:
* Participação de 3600 músicos;
* 612 shows realizados;
* 48 palcos armados;
* 560 expositores;
* 1500 colaboradores diretos e indiretos;
* 200 mil pessoas que circularam em função do evento;
* 2000 produtores, gestores, estudantes, professores, técnicos e interessados se encontraram em função de negócios e processos de aprendizado;
Para 2010, a organização da Feira da Música sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente.
Outra nova proposta para a IX edição, além da realização de seletivas para a escolha das bandas de Fortaleza (CE) que farão shows nos palcos da Feira, é a criação de um Conselho Consultivo que irá acompanhar a organização. Um olhar externo sobre como o comitê gestor – composto por produtores culturais locais, consultores e jornalistas – está trabalhando e pensando o evento.
Fonte: www.feiradamusica.com.br/2010
sexta-feira, 5 de março de 2010
Filtro Solar-Pedro Bial...
Nunca deixem de usar filtro solar!
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro,seria esta: use filtro solar.Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar
estão provados e comprovados pela ciência;
já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante.
Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.
Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder
e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Mas, pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e
perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia
quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente,
e como você realmente tava com tudo em cima.
Você não é tão gordo(a) quanto pensa!
Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.
As encrencas de verdade de sua vida tendem a vir de coisas que nunca
passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às quatro
da tarde de uma terça-feira modorrenta.
Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.
Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.
Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.
Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você.
As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo.
É assim pra todo mundo.
Desfrute de seu corpo.
Use-o de toda maneira que puder. Mesmo.
Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.
É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance.
Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.
Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas
e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,
mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.
More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.
Aceite certas verdades inescapáveis:
Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.
Você, também, vai envelhecer.
E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem,
os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes,
e as crianças, respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos.
E não espere que ninguém segure a sua barra.
Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada.
Talvez case com um bom partido.
Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.
Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos quarenta
vai aparentar oitenta e cinco.
Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.
Mas no filtro solar, acredite!
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro,seria esta: use filtro solar.Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar
estão provados e comprovados pela ciência;
já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante.
Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.
Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder
e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Mas, pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e
perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia
quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente,
e como você realmente tava com tudo em cima.
Você não é tão gordo(a) quanto pensa!
Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.
As encrencas de verdade de sua vida tendem a vir de coisas que nunca
passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às quatro
da tarde de uma terça-feira modorrenta.
Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.
Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.
Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.
Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você.
As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo.
É assim pra todo mundo.
Desfrute de seu corpo.
Use-o de toda maneira que puder. Mesmo.
Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.
É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance.
Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.
Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas
e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,
mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.
More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.
Aceite certas verdades inescapáveis:
Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.
Você, também, vai envelhecer.
E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem,
os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes,
e as crianças, respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos.
E não espere que ninguém segure a sua barra.
Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada.
Talvez case com um bom partido.
Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.
Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos quarenta
vai aparentar oitenta e cinco.
Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.
Mas no filtro solar, acredite!
Caminhão do Patativa está em Assaré para as comemorações de 101 anos do poeta
Durante toda essa semana, o caminhão do Patativa visita a cidade natal de Antônio Gonçalves da Silva (o Patativa), participando dos festejos de 101 anos do poeta. O projeto "Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré. Em cada município visitado, o caminhão baú realiza mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré.
Até o dia 5 de março o caminhão participa do "VI Assaré em Arte e Cultura", que comemora o centésimo primeiro aniversário do poeta com programação cultural diversificada. Além da programação do caminhão, durante a semana apresentam-se artistas populares, poetas e representantes de grupos tradicionais, além de grandes nomes da música nordestina, como Chico Pessoa, Waldonys e Dogival Dantas.
Caminhão do Patativa - "Patativa do Assaré Encanta em todo Canto" é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. Até o final de 2009, o caminhão do Patativa percorreu 95 municípios do Ceará.
Quem é - Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, no município de Assaré (Cariri). Dedicou sua vida a cultura, destacando-se como compositor, improvisador e poeta. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.
Serviço:
Patativa do Assaré Encanta em todo Canto
De 1 a 5 de março em Assaré
Mais informações: codac@secult.ce.gov.br
Até o dia 5 de março o caminhão participa do "VI Assaré em Arte e Cultura", que comemora o centésimo primeiro aniversário do poeta com programação cultural diversificada. Além da programação do caminhão, durante a semana apresentam-se artistas populares, poetas e representantes de grupos tradicionais, além de grandes nomes da música nordestina, como Chico Pessoa, Waldonys e Dogival Dantas.
Caminhão do Patativa - "Patativa do Assaré Encanta em todo Canto" é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. Até o final de 2009, o caminhão do Patativa percorreu 95 municípios do Ceará.
Quem é - Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, no município de Assaré (Cariri). Dedicou sua vida a cultura, destacando-se como compositor, improvisador e poeta. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.
Serviço:
Patativa do Assaré Encanta em todo Canto
De 1 a 5 de março em Assaré
Mais informações: codac@secult.ce.gov.br
Patativa do Assaré 101 anos...
Em 5 de março de 1909, nascia Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré ( falecido em 8 de julho de 2002), foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.
Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha nove anos de idade, passa a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, freqüenta a escola local, em que é alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começa a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebe o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave. Sendo muito amigo da familia Diniz.
Indo constantemente à Feira do Crato onde participava do programa da rádio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasiões é ouvido por José Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe dá o apoio e o incentivo para a publicação de seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, de 1956.
Este livro teria uma segunda edição com acréscimos em 1967, passando a se chamar Cantos do Patativa. Em 1970 é lançada nova coletânea de poemas, Patativa do Assaré: novos poemas comentados, e em 1978 foi lançado Cante lá que eu canto cá. Os outros dois livros, Ispinho e Fulô e Aqui tem coisa, foram lançados respectivamente nos anos de 1988 e 1994. Foi casado com Belinha, com quem teve nove filhos. Faleceu na mesma cidade onde nasceu.
Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.
A transcrição de sua obra para os meios gráficos perde boa parte da significação expressa por meios não-verbais (voz, entonação, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal através de expressões faciais, gestos) que realçam características expressas somente no ato performático (como ironia, veemência, hesitação, etc.). A complexidade da obra de Patativa é evidente também pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes camonianos (inclusive sonetos na forma clássica), como poesia de rima e métrica populares (por exemplo, a décima e a sextilha nordestina). Ele próprio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia-a-dia (denominada por ele de poesia "matuta").
Patativa transitava entre ambos os campos com uma facilidade camaleônica e capacidade criadora e intelectual ainda não totalmente compreendidas pelo meio acadêmico. Sua obra, de dimensão tanto estética quanto política, aborda diferentes temas e possui outras vertentes além da social/militante; como a telúrica, religiosa, filosófica, lírica, humorística/irônica, motes/glosas, entre outras. As múltiplas tentativas de categorização da obra de Patativa do Assaré (muitas vezes subjetivas e sem base teórica) expõem falhas inerentes dos próprios parâmetros de julgamento.
Estes, na maior parte, baseados em pressuposições e preconceitos que levam a dois extremos: a representação idealizada do mito, a exclusão pela classe social, nível de escolaridade, etc.
Títulos e prêmios
* 1979 - Homenageado pela programação cultural do encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, em Fortaleza;
* 1982 - Recebe o diploma de “Amigo da Cultura”, outorgado pela Secretaria da Cultura do Estado, pela “decidida atuação a favor do aprimoramento cultural do Ceará”;
* 1982 - Cidadão de Fortaleza, título aprovado pela Câmara Municipal;
* 1987 - Recebe a “Medalha da Abolição”, pelos “relevantes serviços prestados ao Estado”;
* 1989 - Cariri Ceará - Doutor Honoris Causa pela Universidade Regional de Cariri;
* 1989 - Inauguração da rodovia “Patativa do Assaré”, com 17 km, ligando Assaré a Antonina do Norte
* 1991 - Enredo da Escola Acadêmicos do Samba, de Fortaleza;
* 1995 - Fortaleza, Ceará - Prêmio do Ministério da Cultura na categoria Cultura Popular entregue pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso no Teatro José de Alencar;
* 1998 - Recebe, dia 22 de maio, a “Medalha Francisco Gonçalves de Aguiar”, do Governo do Estado do Ceará, outorgada pela Secretaria de Recursos Hídricos;
* 1999 - Assaré, Ceará - Inauguração do Memorial Patativa do Assaré;
* 1999 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará - UECE;
* 1999 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará - UFC;
* 1999 - Prêmio Unipaz, VII Congresso Holístico Brasileiro, Fortaleza, dia 20 de outubro;
* 2000 - Na festa dos 91 anos, recebe o título de Cidadão do Rio Grande do Norte;
* 2000 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Tiradentes, de Sergipe;
* 2001 - Terceiro colocado na eleição do “Cearense do Século”, promovido pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação (o vencedor foi Padre Cícero);
* 2001 - Recebe o troféu “Sereia de Ouro”, do Grupo Edson Queiroz, no Memorial Patativa do Assaré, dia 28 de setembro;
* 2002 - Prêmio FIEC, "Artista do Turismo Cearense", Fortaleza;
* 2003 - Prêmio UniPaz, V Congresso Holístico de Crianças e Jovens, Fortaleza;
* 2005 - Inauguração da "Biblioteca Pública Patativa do Assaré", Piauí;
* 2004 - Título EFESO "Cidadão Empreendedor"(Escola de Formação de Empreendedores Sociais);
* 2004 - Troféu MST (Homenageado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra);
* 2005 - Homenageado com Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa;
* 2005 - Inauguração da "Biblioteca Pública Patativa do Assaré", Vila Nova, Piauí;
* 2005 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade (?), Mossoró, Rio Grande do Norte.
Fonte: Wikipedia
Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha nove anos de idade, passa a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, freqüenta a escola local, em que é alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começa a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebe o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave. Sendo muito amigo da familia Diniz.
Indo constantemente à Feira do Crato onde participava do programa da rádio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasiões é ouvido por José Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe dá o apoio e o incentivo para a publicação de seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, de 1956.
Este livro teria uma segunda edição com acréscimos em 1967, passando a se chamar Cantos do Patativa. Em 1970 é lançada nova coletânea de poemas, Patativa do Assaré: novos poemas comentados, e em 1978 foi lançado Cante lá que eu canto cá. Os outros dois livros, Ispinho e Fulô e Aqui tem coisa, foram lançados respectivamente nos anos de 1988 e 1994. Foi casado com Belinha, com quem teve nove filhos. Faleceu na mesma cidade onde nasceu.
Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.
A transcrição de sua obra para os meios gráficos perde boa parte da significação expressa por meios não-verbais (voz, entonação, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal através de expressões faciais, gestos) que realçam características expressas somente no ato performático (como ironia, veemência, hesitação, etc.). A complexidade da obra de Patativa é evidente também pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes camonianos (inclusive sonetos na forma clássica), como poesia de rima e métrica populares (por exemplo, a décima e a sextilha nordestina). Ele próprio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia-a-dia (denominada por ele de poesia "matuta").
Patativa transitava entre ambos os campos com uma facilidade camaleônica e capacidade criadora e intelectual ainda não totalmente compreendidas pelo meio acadêmico. Sua obra, de dimensão tanto estética quanto política, aborda diferentes temas e possui outras vertentes além da social/militante; como a telúrica, religiosa, filosófica, lírica, humorística/irônica, motes/glosas, entre outras. As múltiplas tentativas de categorização da obra de Patativa do Assaré (muitas vezes subjetivas e sem base teórica) expõem falhas inerentes dos próprios parâmetros de julgamento.
Estes, na maior parte, baseados em pressuposições e preconceitos que levam a dois extremos: a representação idealizada do mito, a exclusão pela classe social, nível de escolaridade, etc.
Títulos e prêmios
* 1979 - Homenageado pela programação cultural do encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, em Fortaleza;
* 1982 - Recebe o diploma de “Amigo da Cultura”, outorgado pela Secretaria da Cultura do Estado, pela “decidida atuação a favor do aprimoramento cultural do Ceará”;
* 1982 - Cidadão de Fortaleza, título aprovado pela Câmara Municipal;
* 1987 - Recebe a “Medalha da Abolição”, pelos “relevantes serviços prestados ao Estado”;
* 1989 - Cariri Ceará - Doutor Honoris Causa pela Universidade Regional de Cariri;
* 1989 - Inauguração da rodovia “Patativa do Assaré”, com 17 km, ligando Assaré a Antonina do Norte
* 1991 - Enredo da Escola Acadêmicos do Samba, de Fortaleza;
* 1995 - Fortaleza, Ceará - Prêmio do Ministério da Cultura na categoria Cultura Popular entregue pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso no Teatro José de Alencar;
* 1998 - Recebe, dia 22 de maio, a “Medalha Francisco Gonçalves de Aguiar”, do Governo do Estado do Ceará, outorgada pela Secretaria de Recursos Hídricos;
* 1999 - Assaré, Ceará - Inauguração do Memorial Patativa do Assaré;
* 1999 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará - UECE;
* 1999 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará - UFC;
* 1999 - Prêmio Unipaz, VII Congresso Holístico Brasileiro, Fortaleza, dia 20 de outubro;
* 2000 - Na festa dos 91 anos, recebe o título de Cidadão do Rio Grande do Norte;
* 2000 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Tiradentes, de Sergipe;
* 2001 - Terceiro colocado na eleição do “Cearense do Século”, promovido pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação (o vencedor foi Padre Cícero);
* 2001 - Recebe o troféu “Sereia de Ouro”, do Grupo Edson Queiroz, no Memorial Patativa do Assaré, dia 28 de setembro;
* 2002 - Prêmio FIEC, "Artista do Turismo Cearense", Fortaleza;
* 2003 - Prêmio UniPaz, V Congresso Holístico de Crianças e Jovens, Fortaleza;
* 2005 - Inauguração da "Biblioteca Pública Patativa do Assaré", Piauí;
* 2004 - Título EFESO "Cidadão Empreendedor"(Escola de Formação de Empreendedores Sociais);
* 2004 - Troféu MST (Homenageado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra);
* 2005 - Homenageado com Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa;
* 2005 - Inauguração da "Biblioteca Pública Patativa do Assaré", Vila Nova, Piauí;
* 2005 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade (?), Mossoró, Rio Grande do Norte.
Fonte: Wikipedia
Assaré comemora 101 anos do Poeta Patativa
Assaré comemora 101 anos do Poeta Patativa
A cidade de Assaré gira em torno de Patativa que tem o seu nome nos principais equipamentos do município do Cariri
Patativa do Assaré
"Quando chegar o meu fim, eu sei que a terra me come, mas fica vivo o meu nome para os que gostam de mim". Um dos últimos versos do poeta Patativa do Assaré é uma profecia que agora se confirma no seu aniversário de nascimento. Amigos e admiradores do poeta reverenciam hoje a sua memória, pelo seus 101 anos de nascimento. A programação comemorativa foi aberta no dia 1º e termina hoje com shows de Amazan, Jorge de Altino e Forró do Bom. As comemorações acontecem ainda no âmbito do centenário do poeta. Foram cinco dias de festas que envolveram todos os segmentos da comunidade de Assaré. Oficinas de contos, esculturas em madeira, barro, xilogravura, teatro de bonecos, exposições, palestras, exibição de filme, desafios de violeiros, apresentação de grupos folclóricos, encontro de sanfoneiros regionais e cordéis transformaram a cidade de Assaré no palco das mais expressivas manifestações populares.
Na Serra de Santana, onde o poeta nasceu, no dia 5 de março de 1909, foi inaugurado o "Museu do Poeta-Agricultor", com os objetos agrícolas de Patativa. O secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Assaré, Marcos Salmo, justifica que o objetivo do museu é lembrar que Antônio Gonçalves da Silva, conhecido por "Patativa", foi um pobre roceiro que viveu exclusivamente da agricultura, numa casa simples, de taipa, chão batido, como a maioria dos sertanejos da região.
Ali estão os arreios dos animais que eram utilizados na lida diária, a enxada, a foice, o chapéu de palha, o fogão à lenha, o candeeiro, o santuário e o velho rádio, que ligava o poeta com o mundo. "A casa onde nasceu Patativa, restaurada e transformada em museu, é o símbolo maior do sofrimento, da vida aperreada, de um homem simples que, com a sua poesia, se tornou conhecido até no exterior", diz o secretário.
Ao lado do Museu, moram os familiares de Patativa, entre os quais filhos e netos, que, apesar da fama do poeta, vivem da agricultura num pedaço de terra que receberam de herança. Raimundo Alencar, "Mundinho", casado com Inês, a filha mais velha de Patativa, é quem acompanha os visitantes que querem conhecer o Museu.
No momento, ele não está podendo dar assistência aos visitantes porque está convalescendo de uma cirurgia no coração. Inês diz que a festa da família vai ser dentro de casa, comemorando o restabelecimento de Mundinho. "Senhorzinho, como Patativa era conhecido na Serra de Santana, nos ensinou a viver com sobriedade", lembra a filha do poeta, Inês.
Na cidade de Assaré, o clima é de festas. As novas instalações do Memorial Patativa do Assaré que, segundo Fátima Gonçalves, neta do poeta, recebe, em média, 800 pessoas por mês, foi reformado. O auditório, que tinha capacidade para 70 lugares, agora comporta 120 pessoas sentadas. A estrutura de madeira do velho casarão foi restaurada.
Nas ruas, só se fala na festa de Patativa. "Ninguém imaginava que aquele matuto tímido e pobre da Serra de Santana seria tão importante", diz Geraldo Gonçalves, filho mais velho do poeta. É verdade. A cidade de Assaré gira em torno de Patativa que tem o seu nome nos principais equipamentos do município. Universidade, estação de rádio, estrada, rodoviária, escolas e fundações tem o nome do poeta.
"Ele foi o maior divulgador de Assaré. Com a sua poesia, ele projetou o nome de Assaré no Brasil e no exterior", afirma o prefeito do Município, Francisco Evanberto Almeida. Oito anos depois de sua morte, a cidade continua crescendo na sombra do seu nome, conforme reconhece o prefeito.
Versos incomparáveis
A poesia de Patativa do Assaré revela o talento incomparável de uma homem simples que, a partir da inspiração brotada na observação dos fenômenos da natureza, soube traduzir em versos o que quase sempre não se traduz em palavras.
Antônio Gonçalves da Silva teve a vida marcada pelo sofrimento. Perdeu a visão de um olho, quando tinha seis anos de idade. Aos oito anos, perdeu o pai. Trabalhou na roça e frequentou a escola já menino grande, com 12 anos. Já criança, foi solidificando a sua arte, pelas terras quentes do Assaré e na Serra de Santana, hoje em festa.
Símbolo
"Patativa projetou o nome de Assaré, que continua crescendo pelo seu nome"
Evandeberto Almeida - Prefeito de Assaré
"Meu pai nos ensinou a viver com sobriedade. A maior alegria é a união da família"
Inês Alencar - Filha do poeta Patativa do Assaré
"Patativa é o símbolo maior do sofrimento dos seus irmãos sertanejos do Nordeste"
Marcos Salmo - Secretário de Cultura e Turismo do Município de Assaré
Fonte: Diário do Nordeste
A cidade de Assaré gira em torno de Patativa que tem o seu nome nos principais equipamentos do município do Cariri
Patativa do Assaré
"Quando chegar o meu fim, eu sei que a terra me come, mas fica vivo o meu nome para os que gostam de mim". Um dos últimos versos do poeta Patativa do Assaré é uma profecia que agora se confirma no seu aniversário de nascimento. Amigos e admiradores do poeta reverenciam hoje a sua memória, pelo seus 101 anos de nascimento. A programação comemorativa foi aberta no dia 1º e termina hoje com shows de Amazan, Jorge de Altino e Forró do Bom. As comemorações acontecem ainda no âmbito do centenário do poeta. Foram cinco dias de festas que envolveram todos os segmentos da comunidade de Assaré. Oficinas de contos, esculturas em madeira, barro, xilogravura, teatro de bonecos, exposições, palestras, exibição de filme, desafios de violeiros, apresentação de grupos folclóricos, encontro de sanfoneiros regionais e cordéis transformaram a cidade de Assaré no palco das mais expressivas manifestações populares.
Na Serra de Santana, onde o poeta nasceu, no dia 5 de março de 1909, foi inaugurado o "Museu do Poeta-Agricultor", com os objetos agrícolas de Patativa. O secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Assaré, Marcos Salmo, justifica que o objetivo do museu é lembrar que Antônio Gonçalves da Silva, conhecido por "Patativa", foi um pobre roceiro que viveu exclusivamente da agricultura, numa casa simples, de taipa, chão batido, como a maioria dos sertanejos da região.
Ali estão os arreios dos animais que eram utilizados na lida diária, a enxada, a foice, o chapéu de palha, o fogão à lenha, o candeeiro, o santuário e o velho rádio, que ligava o poeta com o mundo. "A casa onde nasceu Patativa, restaurada e transformada em museu, é o símbolo maior do sofrimento, da vida aperreada, de um homem simples que, com a sua poesia, se tornou conhecido até no exterior", diz o secretário.
Ao lado do Museu, moram os familiares de Patativa, entre os quais filhos e netos, que, apesar da fama do poeta, vivem da agricultura num pedaço de terra que receberam de herança. Raimundo Alencar, "Mundinho", casado com Inês, a filha mais velha de Patativa, é quem acompanha os visitantes que querem conhecer o Museu.
No momento, ele não está podendo dar assistência aos visitantes porque está convalescendo de uma cirurgia no coração. Inês diz que a festa da família vai ser dentro de casa, comemorando o restabelecimento de Mundinho. "Senhorzinho, como Patativa era conhecido na Serra de Santana, nos ensinou a viver com sobriedade", lembra a filha do poeta, Inês.
Na cidade de Assaré, o clima é de festas. As novas instalações do Memorial Patativa do Assaré que, segundo Fátima Gonçalves, neta do poeta, recebe, em média, 800 pessoas por mês, foi reformado. O auditório, que tinha capacidade para 70 lugares, agora comporta 120 pessoas sentadas. A estrutura de madeira do velho casarão foi restaurada.
Nas ruas, só se fala na festa de Patativa. "Ninguém imaginava que aquele matuto tímido e pobre da Serra de Santana seria tão importante", diz Geraldo Gonçalves, filho mais velho do poeta. É verdade. A cidade de Assaré gira em torno de Patativa que tem o seu nome nos principais equipamentos do município. Universidade, estação de rádio, estrada, rodoviária, escolas e fundações tem o nome do poeta.
"Ele foi o maior divulgador de Assaré. Com a sua poesia, ele projetou o nome de Assaré no Brasil e no exterior", afirma o prefeito do Município, Francisco Evanberto Almeida. Oito anos depois de sua morte, a cidade continua crescendo na sombra do seu nome, conforme reconhece o prefeito.
Versos incomparáveis
A poesia de Patativa do Assaré revela o talento incomparável de uma homem simples que, a partir da inspiração brotada na observação dos fenômenos da natureza, soube traduzir em versos o que quase sempre não se traduz em palavras.
Antônio Gonçalves da Silva teve a vida marcada pelo sofrimento. Perdeu a visão de um olho, quando tinha seis anos de idade. Aos oito anos, perdeu o pai. Trabalhou na roça e frequentou a escola já menino grande, com 12 anos. Já criança, foi solidificando a sua arte, pelas terras quentes do Assaré e na Serra de Santana, hoje em festa.
Símbolo
"Patativa projetou o nome de Assaré, que continua crescendo pelo seu nome"
Evandeberto Almeida - Prefeito de Assaré
"Meu pai nos ensinou a viver com sobriedade. A maior alegria é a união da família"
Inês Alencar - Filha do poeta Patativa do Assaré
"Patativa é o símbolo maior do sofrimento dos seus irmãos sertanejos do Nordeste"
Marcos Salmo - Secretário de Cultura e Turismo do Município de Assaré
Fonte: Diário do Nordeste
Resumo: Protetor Solar ou Bloqueador Solar ? Seguido de Filtro Solar de Pedro Bial #03
Qual é a diferença entre protetor solar e bloqueador solar?
Existem três categorias entre os produtos de proteção solar: moderadores solares, protetores solares e bloqueadores solares. Moderadores solares apresentam FPS menores que 15. Protetores solares apresesentam FPS maiores de 15 e menores que 20. Bloqueadores solares apresentam FPS
maiores que 20.
...
Nunca deixem de usar filtro solar!
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro,seria esta: use filtro solar.Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar
estão provados e comprovados pela ciência;
já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante.
Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.
Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder
e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Mas, pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e
perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia
quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente,
e como você realmente tava com tudo em cima.
Você não é tão gordo(a) quanto pensa!
Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.
As encrencas de verdade de sua vida tendem a vir de coisas que nunca
passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às quatro
da tarde de uma terça-feira modorrenta.
Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.
Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.
Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.
Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você.
As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo.
É assim pra todo mundo.
Desfrute de seu corpo.
Use-o de toda maneira que puder. Mesmo.
Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.
É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance.
Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.
Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas
e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,
mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.
More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.
Aceite certas verdades inescapáveis:
Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.
Você, também, vai envelhecer.
E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem,
os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes,
e as crianças, respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos.
E não espere que ninguém segure a sua barra.
Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada.
Talvez case com um bom partido.
Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.
Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos quarenta
vai aparentar oitenta e cinco.
Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.
Mas no filtro solar, acredite!
Filtro Solar-Pedro Bial...
Existem três categorias entre os produtos de proteção solar: moderadores solares, protetores solares e bloqueadores solares. Moderadores solares apresentam FPS menores que 15. Protetores solares apresesentam FPS maiores de 15 e menores que 20. Bloqueadores solares apresentam FPS
maiores que 20.
...
Nunca deixem de usar filtro solar!
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro,seria esta: use filtro solar.Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar
estão provados e comprovados pela ciência;
já o resto de meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante.
Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês.
Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder
e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Mas, pode crer, daqui a vinte anos, você vai evocar as suas fotos e
perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia
quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente,
e como você realmente tava com tudo em cima.
Você não é tão gordo(a) quanto pensa!
Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.
As encrencas de verdade de sua vida tendem a vir de coisas que nunca
passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às quatro
da tarde de uma terça-feira modorrenta.
Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.
Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Use fio dental.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.
Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.
Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Faça o que fizer, não se auto-congratule demais, nem seja severo demais com você.
As suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo.
É assim pra todo mundo.
Desfrute de seu corpo.
Use-o de toda maneira que puder. Mesmo.
Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.
É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.
Dance.
Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto.
Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.
Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas
e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,
mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.
More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.
Aceite certas verdades inescapáveis:
Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.
Você, também, vai envelhecer.
E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem,
os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes,
e as crianças, respeitavam os mais velhos.
Respeite os mais velhos.
E não espere que ninguém segure a sua barra.
Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada.
Talvez case com um bom partido.
Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.
Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos quarenta
vai aparentar oitenta e cinco.
Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.
Mas no filtro solar, acredite!
Filtro Solar-Pedro Bial...
Usando o termo Filtro solar: Protetor Solar ou Bloqueador Solar? #02
FILTRO SOLAR
O assunto vai e volta todo ano, mas nunca é demais relembrar. Filtro solar deixou de ser um acessório de quem vai à praia ou à piscina e se tornou uma proteção indispensável até para quem sai para trabalhar. Portanto, quem só lembra de passar o produto na hora de tomar sol está correndo sérios riscos. Muita gente ainda não leva a sério a importância do produto e os problemas causados pelo sol.
Com a chegada do verão a incidência dos raios UVB (raios ultravioleta B) aumenta muito. Eles chegam ao seu grau máximo e agem superficialmente na pele causando queimaduras solares. Os raios UVB também são responsáveis pelas alterações celulares que podem provocar câncer de pele. Apesar dos raios UVA (raios ultravioleta A) atingirem a pele de maneira menos intensa, eles também causam danos. Os raios penetram profundamente na pele e provocam o foto-envelhecimento. O raio UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial.
Calculando o tempo de proteção do filtro
Para proteger a pele desses raios só mesmo com filtro solar. Todo filtro tem um Fator de Proteção Solar (FPS) que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer no sol sem ter queimaduras. Como o próprio nome diz, o produto filtra os raios fazendo a pele absorver a parte que não faz mal. Quanto maior for o FPS maior será a proteção contra os raios ultravioleta. No mercado estão disponíveis produtos que variam do fator 2 ao 60. Para saber o tempo de proteção costuma-se fazer o seguinte cálculo: multiplica-se o número do fator escolhido por 15 – que é o tempo médio considerado pelos dermatologistas de exposição ao sol sem passar filtro na pele. O resultado é o tempo que se pode expor ao sol.
Um exemplo: 15 (minutos) x 15 (FPS) = 225 minutos ou 3 horas e 45 minutos. Considere nesse cálculo que ninguém fica se bronzeando o tempo todo. Durante esse tempo as pessoas se banham, suam e perdem aos poucos a proteção, daí a necessidade da reaplicação a cada mergulho ou a cada hora. Na embalagem do produto vem indicado o tempo correto. Pessoas com a pele mais clara devem optar por um fator de proteção alto. O ideal é passar o filtro em casa, pelo menos meia hora antes de sair para que ele consiga aderir à pele. Mesmo quem vai apenas para o trabalho precisa aplicar o produto no rosto, pescoço, colo e nas mãos, repetindo tudo novamente quando for necessário.
Proteção para cada tipo de pele
Como nem todo mundo tem o mesmo tipo de pele e de tonalidade, existem filtros em formulações do tipo creme, gel e spray para agradar a todos. As formulações em creme costumam ser indicadas para peles normais a secas, pois ajudam a hidratar. Quem tem pele oleosa pode optar pelas formulações em gel e spray, o que evita o excesso de oleosidade. Os óleos bronzeadores com baixo fator de proteção são indicados para pele morena e negra. Na dúvida, o melhor é ler a embalagem para saber o que tem na formulação.
Pessoas com sensibilidade nos lábios podem usar os bloqueadores solares labiais. Eles protegem contra a ação do sol e ainda hidratam evitando ressecamento. O fator de proteção do rosto pode ser um pouco maior que o do corpo para ser mais eficaz contra o envelhecimento da pele. Crianças são muito sensíveis ao sol e a partir dos seis meses de idade já podem usar filtro solar. Existem formulações específicas para elas que não provocam alergia e tem a duração prolongada.
Diferença entre filtro e bloqueador
A diferença entre filtro solar e bloqueador está no seu fator de proteção. O Ministério da Saúde classifica os protetores com fatores de proteção variando entre 15 a 20 e os bloqueadores com o FPS maior que 20. O Ministério também classifica como moderadores os produtos com fator de proteção inferior a 15.
Geralmente o filtro solar contém ingredientes químicos que filtram parte das radiações ultravioleta. Já o bloqueador solar é composto por substâncias que funcionam como uma barreira, refletindo e espalhando os raios na pele. Os moderadores também agem como o filtro, mas garantem um menor tempo de proteção ao sol. Uma dica para saber se está comprando o filtro correto é observar se houve alguma queimadura depois da exposição ao sol. Em caso positivo, aumente o FPS.
Entenda as embalagens
Muita gente não entende a linguagem das embalagens do produto e fica confuso na hora da compra. Aprenda a ler os rótulos para não se enganar antes de usar.
- Toda embalagem precisa deixar claro que o produto protege contra os raios UVA e UVB e deve ter o número do FPS. Desconfie do produto que não trouxer essa informação.
- Quando vier escrito que o produto é hipoalergênico significa que ele é composto de substâncias que não provocam alergias.
- O produto que informar ser livre de PABA ou PABA Free significa que não contém a substância Paraminobenzóico, que tem alto poder de causar alergias. Bebês e pessoas com a pele oleosa não devem usar produtos com PABA.
- Livre de óleo ou oil free são produtos que não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com acne.
- Quando vier escrito que o filtro é “não comedogênico” significa que o produto não obstrui os poros, evitando a formação de cravos e espinhas.
O assunto vai e volta todo ano, mas nunca é demais relembrar. Filtro solar deixou de ser um acessório de quem vai à praia ou à piscina e se tornou uma proteção indispensável até para quem sai para trabalhar. Portanto, quem só lembra de passar o produto na hora de tomar sol está correndo sérios riscos. Muita gente ainda não leva a sério a importância do produto e os problemas causados pelo sol.
Com a chegada do verão a incidência dos raios UVB (raios ultravioleta B) aumenta muito. Eles chegam ao seu grau máximo e agem superficialmente na pele causando queimaduras solares. Os raios UVB também são responsáveis pelas alterações celulares que podem provocar câncer de pele. Apesar dos raios UVA (raios ultravioleta A) atingirem a pele de maneira menos intensa, eles também causam danos. Os raios penetram profundamente na pele e provocam o foto-envelhecimento. O raio UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial.
Calculando o tempo de proteção do filtro
Para proteger a pele desses raios só mesmo com filtro solar. Todo filtro tem um Fator de Proteção Solar (FPS) que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer no sol sem ter queimaduras. Como o próprio nome diz, o produto filtra os raios fazendo a pele absorver a parte que não faz mal. Quanto maior for o FPS maior será a proteção contra os raios ultravioleta. No mercado estão disponíveis produtos que variam do fator 2 ao 60. Para saber o tempo de proteção costuma-se fazer o seguinte cálculo: multiplica-se o número do fator escolhido por 15 – que é o tempo médio considerado pelos dermatologistas de exposição ao sol sem passar filtro na pele. O resultado é o tempo que se pode expor ao sol.
Um exemplo: 15 (minutos) x 15 (FPS) = 225 minutos ou 3 horas e 45 minutos. Considere nesse cálculo que ninguém fica se bronzeando o tempo todo. Durante esse tempo as pessoas se banham, suam e perdem aos poucos a proteção, daí a necessidade da reaplicação a cada mergulho ou a cada hora. Na embalagem do produto vem indicado o tempo correto. Pessoas com a pele mais clara devem optar por um fator de proteção alto. O ideal é passar o filtro em casa, pelo menos meia hora antes de sair para que ele consiga aderir à pele. Mesmo quem vai apenas para o trabalho precisa aplicar o produto no rosto, pescoço, colo e nas mãos, repetindo tudo novamente quando for necessário.
Proteção para cada tipo de pele
Como nem todo mundo tem o mesmo tipo de pele e de tonalidade, existem filtros em formulações do tipo creme, gel e spray para agradar a todos. As formulações em creme costumam ser indicadas para peles normais a secas, pois ajudam a hidratar. Quem tem pele oleosa pode optar pelas formulações em gel e spray, o que evita o excesso de oleosidade. Os óleos bronzeadores com baixo fator de proteção são indicados para pele morena e negra. Na dúvida, o melhor é ler a embalagem para saber o que tem na formulação.
Pessoas com sensibilidade nos lábios podem usar os bloqueadores solares labiais. Eles protegem contra a ação do sol e ainda hidratam evitando ressecamento. O fator de proteção do rosto pode ser um pouco maior que o do corpo para ser mais eficaz contra o envelhecimento da pele. Crianças são muito sensíveis ao sol e a partir dos seis meses de idade já podem usar filtro solar. Existem formulações específicas para elas que não provocam alergia e tem a duração prolongada.
Diferença entre filtro e bloqueador
A diferença entre filtro solar e bloqueador está no seu fator de proteção. O Ministério da Saúde classifica os protetores com fatores de proteção variando entre 15 a 20 e os bloqueadores com o FPS maior que 20. O Ministério também classifica como moderadores os produtos com fator de proteção inferior a 15.
Geralmente o filtro solar contém ingredientes químicos que filtram parte das radiações ultravioleta. Já o bloqueador solar é composto por substâncias que funcionam como uma barreira, refletindo e espalhando os raios na pele. Os moderadores também agem como o filtro, mas garantem um menor tempo de proteção ao sol. Uma dica para saber se está comprando o filtro correto é observar se houve alguma queimadura depois da exposição ao sol. Em caso positivo, aumente o FPS.
Entenda as embalagens
Muita gente não entende a linguagem das embalagens do produto e fica confuso na hora da compra. Aprenda a ler os rótulos para não se enganar antes de usar.
- Toda embalagem precisa deixar claro que o produto protege contra os raios UVA e UVB e deve ter o número do FPS. Desconfie do produto que não trouxer essa informação.
- Quando vier escrito que o produto é hipoalergênico significa que ele é composto de substâncias que não provocam alergias.
- O produto que informar ser livre de PABA ou PABA Free significa que não contém a substância Paraminobenzóico, que tem alto poder de causar alergias. Bebês e pessoas com a pele oleosa não devem usar produtos com PABA.
- Livre de óleo ou oil free são produtos que não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com acne.
- Quando vier escrito que o filtro é “não comedogênico” significa que o produto não obstrui os poros, evitando a formação de cravos e espinhas.
Protetor Solar ou Bloqueador Solar? #01
Para que uma dúvida dessas, porém, não acabe de alguma forma prejudicando sua pele no futuro, procuramos dermatologistas para responder a 23 perguntas sobre o assunto. Mais do que um verdadeiro manual de proteção da pele, as respostas reúnem recomendações que ajudam a garantir a eficácia desses protetores contra queimadura, insolação e outros inconvenientes - para não citar doenças graves, como o câncer - que podem transformar as recordações de verão em um verdadeiro pesadelo.
1. Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
Segundo a dermatologista Bertha Tamura, bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.
2. O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.
3. É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
"De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%", explica Carla Albuquerque, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
4. Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?
"Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD", explica Carla. O fator FPS está relacionado somente à proteção contra os raios UVB. No entanto, ainda não há consenso para classificar e denominar a proteção contra o UVA. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase "proteção solar máxima UVA/UVB".
Até porque já se sabe que os dois tipos de radiação solar ultravioleta estão relacionados ao aparecimento do câncer de pele. Além disso, o UVA, que até então os especialistas consideravam inofensivo, também é capaz de atingir as estruturas que proporcionam elasticidade à pele e favorecer o aparecimento de manchas e rugas.
5. É preciso aplicar um produto diferente no rosto?
Na opinião de Bertha Tamura, não é obrigatório usar um protetor específico para a face. Mas seria bom, uma vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo. Além disso, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.
6. E, para proteger lábios e cabelos, quais produtos devo usar?
Os batons de boa qualidade, normalmente, já possuem fator de proteção solar. Por outro lado, o FPS não passa de 8. "Para quem tem a pele muito clara ou freqüenta constantemente a praia, isso não é suficiente. Existem produtos específicos que proporcionam maior proteção", alerta Bertha. Já para as madeixas, a preocupação é muito mais estética. Nesses casos, há uma imensidão de produtos, entre eles xampus, condicionadores e sprays, oferecidos nas prateleiras de mercados e farmácias. O importante, segundo Bertha, é usar chapéu e, no caso de calvície, protetor solar para proteger o couro cabeludo.
7. Quanto tempo antes da exposição ao sol devo aplicar o protetor?
"A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar", explica Carla Albuquerque.
8. É realmente necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos?
"Assim como a pasta de dente e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza", aconselha a dermatologista Paula Bellotti. E, se você lançar mão daquela desculpa clássica de que vive correndo e não tem tempo para criar mais esse hábito, a médica dá uma dica: "Deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a ter disciplina. Quando estiver mais velha vai lembrar desse conselho e perceber que valeu a pena", garante. Segundo as especialistas, a proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. "A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos", explica Carla Albuquerque.
9. Se eu não estiver exposto diretamente ao sol, mesmo assim devo passar o protetor por todo o corpo ou somente nas áreas que ficam descobertas?
"No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol: rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos", recomenda a dermatologista Paula Belotti.
10. O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?
Não basta espalhar o protetor apenas antes de sair de casa. Carla Albuquerque indica mais dois momentos do dia que devem ser destinados a essa rotina: antes do horário de almoço e no meio da tarde.
11. Em casos de exposição direta ao sol, na praia ou em piscinas, de quanto em quanto tempo é preciso reaplicar o produto?
Apesar de, em algumas embalagens, a indicação para reaplicar o produto varie de quatro horas a até 12 horas depois, é consenso entre os médicos indicar nova aplicação a cada duas horas ou após transpiração intensa e mergulhos na água.
12. Alguns produtos são vendidos como "à prova d'água". Eles realmente não saem em contato com a água?
"Esses produtos têm maior fixação à pele, mas não podemos afirmar que não saem na água. Para mergulhos prolongados ou transpiração excessiva, faz-se necessária a reaplicação do produto", afirma Carla Albuquerque.
13. Como saber que estou passando a quantidade suficiente de protetor solar?
"A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado". Essa definição é bem exata, mas pouco prática, não é mesmo? Se você não entendeu nada, calma, a dermatologista Carla Albuquerque traduz essa medida:
- Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
- Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
- Braços: 1 colher de sopa para ambos;
- Pernas: 1 colher de sopa para ambas.
* medidas válidas para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg.
14. Além do filtro solar, é preciso alguma proteção extra sobre tatuagens?
Segundo a dermatologista Paula Bellotti, o sol é o inimigo número um de quem tem tatuagens, porque pode desbotá-las. "O ideal é procurar um especialista para indicar o melhor produto". Normalmente, só o protetor - o mesmo usado no resto do corpo - é suficiente.
15. Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca?
Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação médica antes de comprar o protetor. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada deve optar por loções mais cremosas.
16. É verdade que o uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne?
Todos os dermatologistas ouvidos foram categóricos em responder que "não", desde que o filtro seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa. "Após a exposição solar, a acne apresentar um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os protetores à base de gel ou oil free", explica Paula Bellotti.
17. Pessoas de pele negra também devem usar protetor? Qual o fator indicado?
"Sem dúvida, as pessoas de pele negra também devem usar o protetor", afirma Carla Albuquerque. A dermatologista diz ainda que não recomenda fotoprotetores com FPS menor que 15 para nenhum tipo de pele. E que este é o "número" mínimo que qualquer pessoa deveria usar.
18. Só o filtro solar protege quem tem a pele muito branca?
"Para todos os tipos de pele, mas especialmente para as peles claras, o ideal é que as pessoas usem bonés, chapéus, óculos solares e guarda-sol para uma proteção extra. Além de evitar exposição entre 10 e 16 horas", responde Carla.
19. As crianças devem usar protetores específicos?
Os filtros solares comuns, além de impedir a ação dos raios nocivos, também bloqueiam a síntese (a produção) de vitamina D no corpo humano, que é feita na pele, estimulada pela ação do sol. Esse nutriente, porém, tem como principal função ajudar na absorção do cálcio, cuja falta causa, entre outros problemas, a osteoporose.
Protetores específicos para crianças, geralmente, não impedem a ação do sol na síntese da vitamina D - que é muito importante nessa fase da vida para a formação óssea e o crescimento. Portanto, o ideal é, sim, optar por essas versões infantis. Nesse sentido, a dermatologista Bertha Tamura também indica esse tipo de protetor para os idosos.
20. Quando eu posso substituir o filtro solar por uma loção bronzeadora?
Segundo Paula Belotti, os bronzeadores não protegem a pele da radiação solar. A médica Carla Albuquerque não indica o uso de bronzeadores em nenhuma situação. "O filtro solar bem aplicado também permite um bronzeado gradual, bonito e duradouro", justifica.
21. Por que o bronzeado adquirido com o uso de protetor solar é mais prolongado?
Se a cútis estiver protegida,você evita queimadura e conseqüentemente não "descasca". A dica da dermatologista Paula Bellotti é não querer conquistar o bronzeado de verão em um único dia. "Ele deve ser feito de maneira gradual e com proteção, pois a ação dos raios solares no funcionamento da melanina (o pigmento da pele) só ocorre após 48 horas da primeira exposição", explica.
22. Qual procedimento deve ser feito depois do sol. É preciso aplicar produtos pós-sol ou qualquer hidratante já faz bem à pele?
De acordo com Carla, um bom hidratante costuma ser suficiente para quem se protegeu adequadamente. No entanto, se você abusou e sente uma ardência na pele, o melhor a fazer é aplicar loções específicas para o pós-sol, que contenham substâncias calmantes, como aloe vera. Além de hidratar, segundo Paula Bellotti, esses cosméticos não causam alergia e aliviam o desconforto das queimaduras de grau leve.
23. Quais os principais danos causados pelo uso inadequado do filtro solar ou pela falta dele?
Os danos imediatos são as queimaduras. Em seguida, vêm a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e, por fim, a flacidez da pele. Segundo Paula Bellotti, estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto são conseqüências do abuso da exposição ao sol - e não do avançar da idade.
Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer. "O câncer de pele é considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses. O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença", garante Paula Belotti.
fonte: www.terra.com.br
1. Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
Segundo a dermatologista Bertha Tamura, bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.
2. O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.
3. É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
"De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%", explica Carla Albuquerque, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
4. Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?
"Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD", explica Carla. O fator FPS está relacionado somente à proteção contra os raios UVB. No entanto, ainda não há consenso para classificar e denominar a proteção contra o UVA. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase "proteção solar máxima UVA/UVB".
Até porque já se sabe que os dois tipos de radiação solar ultravioleta estão relacionados ao aparecimento do câncer de pele. Além disso, o UVA, que até então os especialistas consideravam inofensivo, também é capaz de atingir as estruturas que proporcionam elasticidade à pele e favorecer o aparecimento de manchas e rugas.
5. É preciso aplicar um produto diferente no rosto?
Na opinião de Bertha Tamura, não é obrigatório usar um protetor específico para a face. Mas seria bom, uma vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo. Além disso, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.
6. E, para proteger lábios e cabelos, quais produtos devo usar?
Os batons de boa qualidade, normalmente, já possuem fator de proteção solar. Por outro lado, o FPS não passa de 8. "Para quem tem a pele muito clara ou freqüenta constantemente a praia, isso não é suficiente. Existem produtos específicos que proporcionam maior proteção", alerta Bertha. Já para as madeixas, a preocupação é muito mais estética. Nesses casos, há uma imensidão de produtos, entre eles xampus, condicionadores e sprays, oferecidos nas prateleiras de mercados e farmácias. O importante, segundo Bertha, é usar chapéu e, no caso de calvície, protetor solar para proteger o couro cabeludo.
7. Quanto tempo antes da exposição ao sol devo aplicar o protetor?
"A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar", explica Carla Albuquerque.
8. É realmente necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos?
"Assim como a pasta de dente e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza", aconselha a dermatologista Paula Bellotti. E, se você lançar mão daquela desculpa clássica de que vive correndo e não tem tempo para criar mais esse hábito, a médica dá uma dica: "Deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a ter disciplina. Quando estiver mais velha vai lembrar desse conselho e perceber que valeu a pena", garante. Segundo as especialistas, a proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. "A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos", explica Carla Albuquerque.
9. Se eu não estiver exposto diretamente ao sol, mesmo assim devo passar o protetor por todo o corpo ou somente nas áreas que ficam descobertas?
"No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol: rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos", recomenda a dermatologista Paula Belotti.
10. O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?
Não basta espalhar o protetor apenas antes de sair de casa. Carla Albuquerque indica mais dois momentos do dia que devem ser destinados a essa rotina: antes do horário de almoço e no meio da tarde.
11. Em casos de exposição direta ao sol, na praia ou em piscinas, de quanto em quanto tempo é preciso reaplicar o produto?
Apesar de, em algumas embalagens, a indicação para reaplicar o produto varie de quatro horas a até 12 horas depois, é consenso entre os médicos indicar nova aplicação a cada duas horas ou após transpiração intensa e mergulhos na água.
12. Alguns produtos são vendidos como "à prova d'água". Eles realmente não saem em contato com a água?
"Esses produtos têm maior fixação à pele, mas não podemos afirmar que não saem na água. Para mergulhos prolongados ou transpiração excessiva, faz-se necessária a reaplicação do produto", afirma Carla Albuquerque.
13. Como saber que estou passando a quantidade suficiente de protetor solar?
"A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado". Essa definição é bem exata, mas pouco prática, não é mesmo? Se você não entendeu nada, calma, a dermatologista Carla Albuquerque traduz essa medida:
- Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
- Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
- Braços: 1 colher de sopa para ambos;
- Pernas: 1 colher de sopa para ambas.
* medidas válidas para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg.
14. Além do filtro solar, é preciso alguma proteção extra sobre tatuagens?
Segundo a dermatologista Paula Bellotti, o sol é o inimigo número um de quem tem tatuagens, porque pode desbotá-las. "O ideal é procurar um especialista para indicar o melhor produto". Normalmente, só o protetor - o mesmo usado no resto do corpo - é suficiente.
15. Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca?
Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação médica antes de comprar o protetor. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada deve optar por loções mais cremosas.
16. É verdade que o uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne?
Todos os dermatologistas ouvidos foram categóricos em responder que "não", desde que o filtro seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa. "Após a exposição solar, a acne apresentar um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os protetores à base de gel ou oil free", explica Paula Bellotti.
17. Pessoas de pele negra também devem usar protetor? Qual o fator indicado?
"Sem dúvida, as pessoas de pele negra também devem usar o protetor", afirma Carla Albuquerque. A dermatologista diz ainda que não recomenda fotoprotetores com FPS menor que 15 para nenhum tipo de pele. E que este é o "número" mínimo que qualquer pessoa deveria usar.
18. Só o filtro solar protege quem tem a pele muito branca?
"Para todos os tipos de pele, mas especialmente para as peles claras, o ideal é que as pessoas usem bonés, chapéus, óculos solares e guarda-sol para uma proteção extra. Além de evitar exposição entre 10 e 16 horas", responde Carla.
19. As crianças devem usar protetores específicos?
Os filtros solares comuns, além de impedir a ação dos raios nocivos, também bloqueiam a síntese (a produção) de vitamina D no corpo humano, que é feita na pele, estimulada pela ação do sol. Esse nutriente, porém, tem como principal função ajudar na absorção do cálcio, cuja falta causa, entre outros problemas, a osteoporose.
Protetores específicos para crianças, geralmente, não impedem a ação do sol na síntese da vitamina D - que é muito importante nessa fase da vida para a formação óssea e o crescimento. Portanto, o ideal é, sim, optar por essas versões infantis. Nesse sentido, a dermatologista Bertha Tamura também indica esse tipo de protetor para os idosos.
20. Quando eu posso substituir o filtro solar por uma loção bronzeadora?
Segundo Paula Belotti, os bronzeadores não protegem a pele da radiação solar. A médica Carla Albuquerque não indica o uso de bronzeadores em nenhuma situação. "O filtro solar bem aplicado também permite um bronzeado gradual, bonito e duradouro", justifica.
21. Por que o bronzeado adquirido com o uso de protetor solar é mais prolongado?
Se a cútis estiver protegida,você evita queimadura e conseqüentemente não "descasca". A dica da dermatologista Paula Bellotti é não querer conquistar o bronzeado de verão em um único dia. "Ele deve ser feito de maneira gradual e com proteção, pois a ação dos raios solares no funcionamento da melanina (o pigmento da pele) só ocorre após 48 horas da primeira exposição", explica.
22. Qual procedimento deve ser feito depois do sol. É preciso aplicar produtos pós-sol ou qualquer hidratante já faz bem à pele?
De acordo com Carla, um bom hidratante costuma ser suficiente para quem se protegeu adequadamente. No entanto, se você abusou e sente uma ardência na pele, o melhor a fazer é aplicar loções específicas para o pós-sol, que contenham substâncias calmantes, como aloe vera. Além de hidratar, segundo Paula Bellotti, esses cosméticos não causam alergia e aliviam o desconforto das queimaduras de grau leve.
23. Quais os principais danos causados pelo uso inadequado do filtro solar ou pela falta dele?
Os danos imediatos são as queimaduras. Em seguida, vêm a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e, por fim, a flacidez da pele. Segundo Paula Bellotti, estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto são conseqüências do abuso da exposição ao sol - e não do avançar da idade.
Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer. "O câncer de pele é considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses. O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença", garante Paula Belotti.
fonte: www.terra.com.br
quinta-feira, 4 de março de 2010
Abertura do IV Festival BNB das Artes Cênicas abrange 18 espetáculos gratuitos em três cidades
Abertura do IV Festival BNB das Artes Cênicas abrange a realização de um total de 18 espetáculos gratuitos em três cidades (nove espetáculos em Fortaleza; quatro em Juazeiro do Norte, no Cariri, região sul do Ceará; e cinco em Sousa, no alto sertão paraibano), no próximo sábado, 6, no período de 09h30 às 21h30.
Em Juazeiro do Norte, a programação começa às 15 horas do sábado, 6, com a Mostra Infantil, trazendo o espetáculo "Histórias para ouvidos pequenos", apresentado pelo contador de histórias Zé Bocca, de Votorantim (SP). O artista apresenta contos tradicionais brasileiros repletos de brincadeiras, trava-línguas e mistérios, colhidos carinhosamente em seu vasto mundo da contação de histórias. Utilizando-se de objetos em cena, ele faz com que a imaginação aconteça através desse encontro com o universo infantil. Às 16h30, as professoras Gildenária Soares e Aparecida de Moura, de Sousa (PB), ministram a oficina "Artelhaços", com a temática do palhaço.
A partir das 18 horas, na Praça Padre Cícero, acontece a Mostra de Teatro de Rua, com a apresentação do espetáculo "Circo do Sopé", pelo Circo-Escola Alegria, da Sociedade Cariri das Artes, do Crato (CE). O Circo do Sopé é a expressão do mundo alegre e multicolorido do circo, representado num precioso espetáculo de variedades, onde se destacam elementos simbólicos tradicionais como as artimanhas de palhaços equilibristas, os números aéreos em lira e tecido, além da destreza performática com malabares de fogo.
A Mostra prossegue às 19 horas com "A vingança do Finado Joaquim", da Cia. Anjos da Alegria, também do Crato (CE). O espetáculo narra a estória do Finado Joaquim, um velho fazendeiro muito rico e já falecido há muitos anos, que deixou uma botija cheia de ouro escondida para que ninguém pudesse pegá-la, pois se alguém mexesse em sua botija ele iria amaldiçoar. Foi o que aconteceu com a Rosinha, que com o intuito de ficar rica e famosa, conseguiu pôr as mãos nessa botija e foi amaldiçoada pelo Finado Joaquim, que lhe jogou uma praga de passar o resto da vida com disenteria. Rosinha, não aguentando mais a terrível dor de barriga, procura a Dona Maricota, uma curandeira que tenta desfazer o catimbó do finado. Direção: Flávio Rocha.
Em Juazeiro do Norte, a programação começa às 15 horas do sábado, 6, com a Mostra Infantil, trazendo o espetáculo "Histórias para ouvidos pequenos", apresentado pelo contador de histórias Zé Bocca, de Votorantim (SP). O artista apresenta contos tradicionais brasileiros repletos de brincadeiras, trava-línguas e mistérios, colhidos carinhosamente em seu vasto mundo da contação de histórias. Utilizando-se de objetos em cena, ele faz com que a imaginação aconteça através desse encontro com o universo infantil. Às 16h30, as professoras Gildenária Soares e Aparecida de Moura, de Sousa (PB), ministram a oficina "Artelhaços", com a temática do palhaço.
A partir das 18 horas, na Praça Padre Cícero, acontece a Mostra de Teatro de Rua, com a apresentação do espetáculo "Circo do Sopé", pelo Circo-Escola Alegria, da Sociedade Cariri das Artes, do Crato (CE). O Circo do Sopé é a expressão do mundo alegre e multicolorido do circo, representado num precioso espetáculo de variedades, onde se destacam elementos simbólicos tradicionais como as artimanhas de palhaços equilibristas, os números aéreos em lira e tecido, além da destreza performática com malabares de fogo.
A Mostra prossegue às 19 horas com "A vingança do Finado Joaquim", da Cia. Anjos da Alegria, também do Crato (CE). O espetáculo narra a estória do Finado Joaquim, um velho fazendeiro muito rico e já falecido há muitos anos, que deixou uma botija cheia de ouro escondida para que ninguém pudesse pegá-la, pois se alguém mexesse em sua botija ele iria amaldiçoar. Foi o que aconteceu com a Rosinha, que com o intuito de ficar rica e famosa, conseguiu pôr as mãos nessa botija e foi amaldiçoada pelo Finado Joaquim, que lhe jogou uma praga de passar o resto da vida com disenteria. Rosinha, não aguentando mais a terrível dor de barriga, procura a Dona Maricota, uma curandeira que tenta desfazer o catimbó do finado. Direção: Flávio Rocha.
Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste
quarta-feira, 3 de março de 2010
(+) Ceará inicia projeto Cinturão Digital com tecnologia pré-WiMAX e fibra óptica
Infra-Estrutura |
Projeto vai conectar prédios públicos por meio de uma banda larga móvel de até 3Mbps, onde passarão voz, vídeos e dados. Na primeira fase, desenvolvimento da infraestrutura, governo fará a compra de 110 antenas, além da instalação de 2.500 km de fibra óptica na região que interligarão as regiões interioranas do estado à capital. Custo do projeto foi de R$ 13.600 milhões. Com a proposta de integrar as secretaria e órgãos públicos no Ceará e seguir o conceito da inclusão digital no Brasil, o governo estadual desenvolveu o projeto Cinturão Digital que irá coligar as unidades públicas por meios de comunicação sobre Wireless em alta velocidade. A instalação da infraestrutura móvel é da empresa Damovo, que por meio de uma disputa por licitação, vai fornecer as rádiobases e as estruturas de antenas. Segundo o gerente de canais indiretos da Damovo, Ricardo Jeronymo, até a inserção do projeto, o estado possuí grande carência de banda larga, devido a falta de implementação estrutural de rede IP. “A dificuldade das operadoras chegarem aos lugares mais distantes da região central está relacionada ao custo de implementação. É gasto muito dinheiro para realizar a aplicação de uma malha de fibra óptica”, diz. O modelo de contrato elaborado pelo governo cearense foi por meio de uma Ata de Registro de Preço. Esse modelo faz com que o governo determine a compra de uma determinada quantia de produtos e quanto pretende gastar. Depois disso, ele tem um ano para realizar a compra total dos produtos, com o direito de prorrogar por mais doze meses à data determinada. O projeto entrou em vigor no dia 1º de setembro de 2009 e está na primeira fase, aquisição dos equipamentos e implementação de toda a infraestrutura. “O objetivo do Cinturão é prover o acesso da máquina do Estado à rede sobre IP em alta velocidade para melhorar os serviços de comunicação e transferência de arquivos”, afirma Jeronymo. O custo para implementação, de iniciativa pública, foi de R$ 13.600 milhões. No Cinturão Digital, o governo do Ceará abriu uma licitação para a compra de 3017 assinaturas (links dedicados) e 110 rádiobases, sendo pré-Wimax, utilizando a frequência de 4,9 MHz e com capacidade de transferência de 3Mbps (voz, vídeo e dados). O projeto também consiste na implantação de uma rede Metro Ethernet interestadual, que interligará órgãos públicos da capital e de diversos municípios do interior. Essa infraestrutura é composta por uma rede de fibra óptica de, aproximadamente, 2.500 quilômetros de extensão complementada, em sua última milha e com rádios, cuja abrangência de cada antena (ERB) é de 30Km e são fabricados pela empresa israelense Alvarion. Quando o projeto estiver em funcionamento, Jeronymo disse que o próximo passo do governo será a abertura de licitação da rede para o setor privado, que tem como meta aumentar o número de acesso à banda larga na região. “Uma operadora não quer gastar para atender àquele determinado usuário, que está longe de grandes municípios e não são muitos que procuram por esse serviço. Agora, com a ajuda do governo implementando a fibra óptica, as empresas privadas terão mais interesse em oferecer pacotes de acessos no Ceará. O governo quer fomentar a banda larga, mas com preço acessível à população”, diz. Junto com o acesso em banda larga, o executivo da Damovo acredita que os próximos investimentos serão em dispositivos de comunicação, como videoconferência, vigilância sobre IP e VoIP. “Isso será possível com os backbones que estarão disponíveis no Ceará”. |
Cinturão Digital entenda o que é isso!
Com o projeto a população terá acesso a serviços digitais, como internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular etc., ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico do Estado.
Um anel de 3.000 Km de fibras ligará as cidades de Fortaleza, Milagres (Cariri), Tauá (sertão dos Inhamuns) e Sobral (região Norte). A partir dessa infra-estrutura, 25 pontos serão conectados por meio de ramificações de fibras. A distribuição do acesso se dará através da tecnologia Wimax, que fornece ligações de até 70 Mbps, em cada município.
Em Fortaleza, o Cinturão Digital se integrará com a rede metropolitana Gigafor, utilizando infra-estrutura do MCT, já existente, permitindo o acesso dos órgãos do Governo com velocidade de até 2 Gbps.
Mais de 80% de população urbana do Estado deve estar coberta até o fim de 2009, conectando escolas, órgãos públicos e favorecendo o ambiente de negócios nas empresas.
No Ceará, apenas cinco municípios dispõem de internet numa velocidade média (512kbps). A idéia é de que com o Cinturão Digital o Governo ofereça internet banda larga com a velocidade de 30Mbps, através da fibra óptica.
Mais do que levar internet àqueles que não têm chance de acessá-la, o Projeto busca a inclusão digital e social dos indivíduos que não podem pagar pelo serviço.
O Cinturão Digital do Estado integrará outros projetos do Governo. O e-Jovem, a digitalização da TVC, o incentivo ao desenvolvimento tecnológico, a automatização de postos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal, são exemplos de projetos beneficiados com Cinturão Digital. A iniciativa lança as bases para vários projetos de Educação a Distância, atração de novas empresas de base tecnológica, fornecimento de laboratórios e recursos computacionais para uso da população e muitos outros.
terça-feira, 2 de março de 2010
VILA DAS ARTES. CONTE A HISTÓRIA QUE PASSA PELA RUA
"Os traçados das ruas formam a cidade, compartilhando como num mosaico diferentes histórias que expressam o cotidiano da vida social urbana. Se você tem uma boa história, fato curioso, lembranças de infância, de personagens, passagens históricas, significado do nome de uma rua, mande um roteiro e participe da seleção do Edital Se Essa Rua Fosse Minha.
Seis vídeos contarão a história de ruas de Fortaleza num vídeo coletivo a ser lançado no dia 30 de abril deste ano como comemoração do aniversário de 284 anos da Cidade. O vídeo faz parte de uma série que a Vila das Artes (equipamento da Prefeitura de Fortaleza), através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil, mantido em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura) lança anualmente desde 2008. O primeiro foi Fortalezas 24H, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade.
O objetivo é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constróem e transformam a cada dia a própria história que se mistura e ladrilha a história de Fortaleza. As inscrições para Se Essa Rua Fosse Minha já estão abertas e vão até o dia 12 de março. Qualquer pessoa pode participar. Basta escrever um roteiro, proposta audiovisual autoral e artística, que tenha duração entre 1 e 6 minutos. O projeto pode ser documental, ficcional, experimental ou de animação, cujo teor não seja para fins publicitários, institucionais ou político-partidários.
Para desenvolver o projeto, o candidato que for selecionado deverá participar de uma oficina de roteiro e direção, oferecida gratuitamente pelo Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, no período de 29 de Março a 1º de Abril. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da Cidade.
As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes, na Rua 24 de Maio, nº 1221, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 20h, ou através dos serviços de postagem dos Correios. Mais informações no Edital que pode ser acessado no site da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br). Os projetos serão selecionados por uma comissão formada por representantes do Conselho Gestor do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes.
Serviço: Seleção de roteiros para vídeo coletivo Se Essa Rua Fosse Minha. Até dia 12 de março de 2010. Edital no site da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br). Informações na Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro, Fortaleza | CE. Telefones (85) 3252-1444/3105-1410. Siga também no www.twitter.com/viladasartes "
Fonte:Vila das Artes
Seis vídeos contarão a história de ruas de Fortaleza num vídeo coletivo a ser lançado no dia 30 de abril deste ano como comemoração do aniversário de 284 anos da Cidade. O vídeo faz parte de uma série que a Vila das Artes (equipamento da Prefeitura de Fortaleza), através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil, mantido em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura) lança anualmente desde 2008. O primeiro foi Fortalezas 24H, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade.
O objetivo é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constróem e transformam a cada dia a própria história que se mistura e ladrilha a história de Fortaleza. As inscrições para Se Essa Rua Fosse Minha já estão abertas e vão até o dia 12 de março. Qualquer pessoa pode participar. Basta escrever um roteiro, proposta audiovisual autoral e artística, que tenha duração entre 1 e 6 minutos. O projeto pode ser documental, ficcional, experimental ou de animação, cujo teor não seja para fins publicitários, institucionais ou político-partidários.
Para desenvolver o projeto, o candidato que for selecionado deverá participar de uma oficina de roteiro e direção, oferecida gratuitamente pelo Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, no período de 29 de Março a 1º de Abril. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da Cidade.
As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes, na Rua 24 de Maio, nº 1221, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 20h, ou através dos serviços de postagem dos Correios. Mais informações no Edital que pode ser acessado no site da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br). Os projetos serão selecionados por uma comissão formada por representantes do Conselho Gestor do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes.
Serviço: Seleção de roteiros para vídeo coletivo Se Essa Rua Fosse Minha. Até dia 12 de março de 2010. Edital no site da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br). Informações na Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro, Fortaleza | CE. Telefones (85) 3252-1444/3105-1410. Siga também no www.twitter.com/viladasartes "
Fonte:Vila das Artes
8 de Março
Toda mulher deve ser tratada com respeito
Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.
Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
Em razão desses e tantos outros modos de discriminação contra a mulher, estas se uniram para buscar maior respeito a seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – estes chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde se discutiram os assuntos de interesse das mulheres, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, além de conquistarem o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais dos mesmos.
Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Veja mais!Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Feminismo
A Importância da Mulher na Sociedade
Mulher na Idade Média
Mulher Moderna
História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
Programação dia 08 de Março de 2010 dia Internacional da Mulher Fortaleza ce
PROGRAMAÇÃO 08 DE MARÇO 2010
Dia 4
9h – 11h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Centro de Cidadania César Cals (SER III)
14h – 16h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Centro de Cidadania Aloísio Ximenes (SER III)
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada) -
Local: Casa Brasil – Rua Humberto Lomeu, S/N, esquina c/ Rua Antônio Nery – Granja Portugal
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada) –
Local: Casa de Aprendizagem Ezequiel Ramim – Rua Fernando Augusto 609 – Bom Jardim
14h30 – 16h30: Palestra e Debate: “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”
Local: Bom Mix - Canindezinho (SER V)
Dia 8
8h – 11h: Café Debate com Servidoras Municipais: “Reafirmando o Sentido Político do 08 de Março”
Local: Auditório do IMPARH
14h às 17h: Exposição de serviços e informações sobre as Políticas da Prefeitura dirigidas às Mulheres.
Local: Praça do Ferreira
14h – 17h: Palestra Saúde da Mulher e Direitos da Mulher
Local: CRAS Serviluz (SER II)
14h – 17h: Palestra Saúde da Mulher e Direitos da Mulher
Local: CRAS Lagamar (SER II)
Shows:
18h. Mona Gadelha - 20h : Zélia Duncan
Local: Praça do Ferreira
Dia 9
08h30: Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher
Local: CRAS Quintino Cunha (SER III)
8h30 – 12h: Café Solidário e Palestra: “Apresentação da Camisinha Feminina” - Vídeo e Massoterapia
Local: Secretaria Executiva Regional V
8h – 17h: Feira de Exposição Artística das Servidoras da SER VI
Local: Secretaria Executiva Regional VI
9h – 11h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Salão do Idoso Presidente Kennedy (SER III)
14h – 16h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Centro de Cidadania Conselheiro José Batista de Oliveira (SER III)
Dia 10
8h – 17h: Feira de Exposição Artística das Servidoras da SER VI
Local: Secretaria Executiva Regional VI
9h – 12h: Lançamento do programa Parto Que Te Quero Perto
Local: Hospital Gonzaga Mta de Messejana
Dia 11
8h – 17h: Feira de Exposição Artística das Servidoras da SER VI
Local: Secretaria Executiva Regional VI
14h – 17h: Palestra Saúde da Mulher e Direitos da Mulher
Local: CRAS Praia do Futuro (SER II)
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada)
Local: Associação Pé no Chão – Rua Alves Bezerra 708 A – Canindezinho
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada)
Local: Associação Moradores do Parque Nazaré – Rua Gomes Sampaio 1259 – Parque Nazaré
Dia 12
8h – 17h: Feira de Exposição Artística das Servidoras da SER VI
Local: Secretaria Executiva Regional VI
9h – 12h: Café Resgate do 8 de Março: “Evolução da Mulher Durante os 100 Anos (Ontem e Hoje)”
Local: Secretaria Executiva Regional VI
14h – 16h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Centro de Convivência do Idoso Francisca Firmo (SER III)
Dia 17
17h – 19h30: Café em Rede – Violência Contra as Mulheres: Discutindo as Relações de Opressão e Desigualdade
Local: Centro de Referencia Francisca Clotilde – Benfica
Dia 18
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada)
Local: Espaço Geração Cidadã – Rua Nereide 522 – Bom Jardim
Dia 21
8h – 12h: Domingo da Mulher - Oficinas, Jogos de Tabuleiro, Ginástica, Cinema, Dança, Massoterapia, Tai Chi Chuan, Debates, Espaço Ludus...
Local: Ginásio Paulo Sarasate
Dia 23
17h - 22h: Seminário: “Centenário 08 de Março”
Local: Auditório IMPARH
Dia 24
14h às 17h: Seminário: “Mulher e o Mundo do Trabalho”
Local: Auditório IMPARH
Dia 28
8h – 12h: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada) -
Local: Associação Beneficente da Granja (ABGL) – Rua Tucunduba 2562 – Granja Lisboa
QUINTA CULTURAL
Dia 4
18h30: Exposição de Trabalhos Manuais – Rendas e Bordados
19h: Raízes Nordestina – Mulher Rendeira
20h30: Alices (show musicais)
Dia 11
18h00: Valeska Maia - Apresentação do vídeo e livro “Mulheres Artistas”
Premio Edital de Artes FUNCET
18h30: A cadeirinha e eu - Silvia Moura
19h: Cristina Malagueta
20h30: Carolina Rocha – Show Sabiá de Festa
Dia 18
18h30: Apresentação do livro “Pele de Cristal” de Helena Damasceno
19h: Lia Veras
20h30: Dejane Leão e Banda
Dia 25
18h30: Apresentação do livro Amor de Sentidos – A Historia – De Hannah Abraão
19h: AQUATUNE – Cia de Teatro e Dança Atos e Retratos
20h30: Maruça Rodriques
CHORINHO NO MERCADO
Dia 5: Cordas Que falam
Dia 12: Macaúba e regional
Dia 19: Cordas Que falam
Dia 26: Macaúba e regional
PASSEIO CULTURAL - SOL MAIOR
Local: Passeio Público todos os sábados às 12h30
GRANDES SOLISTAS CEARENSES
Dia 6: Isabella Cabral – Flauta
Dia 13: Patrícia Lima – Piano
Dia 20: Rebeca Câmara - Violão
Dia 27: Ana Cléria - Sax
FORRÓ NO MERCADO
Mercado dos Pinhões – 19h
Dia 7: Tailândia Montenegro
Dia 14: Vanda Lucia - participação Grupo Asa Branca
Dia 21: Lucineide do Acordeom e Banda
Dia 28: Marivalda Kariri
Fonte www.fortaleza.ce.gov.br
Dia 4
9h – 11h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Centro de Cidadania César Cals (SER III)
14h – 16h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Centro de Cidadania Aloísio Ximenes (SER III)
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada) -
Local: Casa Brasil – Rua Humberto Lomeu, S/N, esquina c/ Rua Antônio Nery – Granja Portugal
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada) –
Local: Casa de Aprendizagem Ezequiel Ramim – Rua Fernando Augusto 609 – Bom Jardim
14h30 – 16h30: Palestra e Debate: “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”
Local: Bom Mix - Canindezinho (SER V)
Dia 8
8h – 11h: Café Debate com Servidoras Municipais: “Reafirmando o Sentido Político do 08 de Março”
Local: Auditório do IMPARH
14h às 17h: Exposição de serviços e informações sobre as Políticas da Prefeitura dirigidas às Mulheres.
Local: Praça do Ferreira
14h – 17h: Palestra Saúde da Mulher e Direitos da Mulher
Local: CRAS Serviluz (SER II)
14h – 17h: Palestra Saúde da Mulher e Direitos da Mulher
Local: CRAS Lagamar (SER II)
Shows:
18h. Mona Gadelha - 20h : Zélia Duncan
Local: Praça do Ferreira
Dia 9
08h30: Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher
Local: CRAS Quintino Cunha (SER III)
8h30 – 12h: Café Solidário e Palestra: “Apresentação da Camisinha Feminina” - Vídeo e Massoterapia
Local: Secretaria Executiva Regional V
8h – 17h: Feira de Exposição Artística das Servidoras da SER VI
Local: Secretaria Executiva Regional VI
9h – 11h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Salão do Idoso Presidente Kennedy (SER III)
14h – 16h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Centro de Cidadania Conselheiro José Batista de Oliveira (SER III)
Dia 10
8h – 17h: Feira de Exposição Artística das Servidoras da SER VI
Local: Secretaria Executiva Regional VI
9h – 12h: Lançamento do programa Parto Que Te Quero Perto
Local: Hospital Gonzaga Mta de Messejana
Dia 11
8h – 17h: Feira de Exposição Artística das Servidoras da SER VI
Local: Secretaria Executiva Regional VI
14h – 17h: Palestra Saúde da Mulher e Direitos da Mulher
Local: CRAS Praia do Futuro (SER II)
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada)
Local: Associação Pé no Chão – Rua Alves Bezerra 708 A – Canindezinho
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada)
Local: Associação Moradores do Parque Nazaré – Rua Gomes Sampaio 1259 – Parque Nazaré
Dia 12
8h – 17h: Feira de Exposição Artística das Servidoras da SER VI
Local: Secretaria Executiva Regional VI
9h – 12h: Café Resgate do 8 de Março: “Evolução da Mulher Durante os 100 Anos (Ontem e Hoje)”
Local: Secretaria Executiva Regional VI
14h – 16h: Oficina em Alusão aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher
Local: Centro de Convivência do Idoso Francisca Firmo (SER III)
Dia 17
17h – 19h30: Café em Rede – Violência Contra as Mulheres: Discutindo as Relações de Opressão e Desigualdade
Local: Centro de Referencia Francisca Clotilde – Benfica
Dia 18
14h – 18h30: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada)
Local: Espaço Geração Cidadã – Rua Nereide 522 – Bom Jardim
Dia 21
8h – 12h: Domingo da Mulher - Oficinas, Jogos de Tabuleiro, Ginástica, Cinema, Dança, Massoterapia, Tai Chi Chuan, Debates, Espaço Ludus...
Local: Ginásio Paulo Sarasate
Dia 23
17h - 22h: Seminário: “Centenário 08 de Março”
Local: Auditório IMPARH
Dia 24
14h às 17h: Seminário: “Mulher e o Mundo do Trabalho”
Local: Auditório IMPARH
Dia 28
8h – 12h: Programa Percursos Urbanos – Mulheres em Ação com Parceria BNB: Roteiro Cultural em ônibus (visita guiada) -
Local: Associação Beneficente da Granja (ABGL) – Rua Tucunduba 2562 – Granja Lisboa
QUINTA CULTURAL
Dia 4
18h30: Exposição de Trabalhos Manuais – Rendas e Bordados
19h: Raízes Nordestina – Mulher Rendeira
20h30: Alices (show musicais)
Dia 11
18h00: Valeska Maia - Apresentação do vídeo e livro “Mulheres Artistas”
Premio Edital de Artes FUNCET
18h30: A cadeirinha e eu - Silvia Moura
19h: Cristina Malagueta
20h30: Carolina Rocha – Show Sabiá de Festa
Dia 18
18h30: Apresentação do livro “Pele de Cristal” de Helena Damasceno
19h: Lia Veras
20h30: Dejane Leão e Banda
Dia 25
18h30: Apresentação do livro Amor de Sentidos – A Historia – De Hannah Abraão
19h: AQUATUNE – Cia de Teatro e Dança Atos e Retratos
20h30: Maruça Rodriques
CHORINHO NO MERCADO
Dia 5: Cordas Que falam
Dia 12: Macaúba e regional
Dia 19: Cordas Que falam
Dia 26: Macaúba e regional
PASSEIO CULTURAL - SOL MAIOR
Local: Passeio Público todos os sábados às 12h30
GRANDES SOLISTAS CEARENSES
Dia 6: Isabella Cabral – Flauta
Dia 13: Patrícia Lima – Piano
Dia 20: Rebeca Câmara - Violão
Dia 27: Ana Cléria - Sax
FORRÓ NO MERCADO
Mercado dos Pinhões – 19h
Dia 7: Tailândia Montenegro
Dia 14: Vanda Lucia - participação Grupo Asa Branca
Dia 21: Lucineide do Acordeom e Banda
Dia 28: Marivalda Kariri
Fonte www.fortaleza.ce.gov.br
27 de março Dia do Teatro #02
02
Heidi Strecker*
Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação
Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação
Paulo Autran, um dos grandes nomes do teatro brasileiro, representando O Avarento, de Molière |
O que é teatro? Uma criança brincando de faz-de-conta? Ou um ator conhecido fazendo o papel de Hamlet, na peça de mesmo nome do dramaturgo inglês William Shakespeare?
De uma forma ou de outra, o teatro é uma experiência marcante, humana e reveladora. O palco é o lugar onde nos reconhecemos. Não é por outro motivo que Shakespeare aconselhou seus atores a não perderem a simplicidade: "Pois tudo que é forçado deturpa o intuito da representação, cuja finalidade é exibir um espelho à natureza: mostrar à virtude sua própria expressão; ao ridículo sua própria imagem e a cada época e geração sua forma e efígie" (Hamlet, Ato 3, cena 2).
O teatro lida com emoções, colocadas num palco diante de nós. Chamamos de teatro as obras de arte criadas para serem representadas num palco por atores. Os atores emprestam o corpo e a voz para viver os personagens criados pelos autores. Os autores de teatro, por sua vez, são chamados de teatrólogos ou dramaturgos.
O mais conhecido autor de comédias da Antigüidade é Aristófanes. Dentre inúmeras outras peças, sua A revolução das mulheres faz uma sátira aos costumes políticos e às diferenças entre os sexos.
Outro gênero teatral muito difundido é o drama, que nasceu no século 18, na França. O drama leva ao palco situações cotidianas e conflitos de pessoas comuns.
Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgos do século 20. Sua peça Vestido de noiva, que estreou na década de 1940, é considerada um marco no teatro. Autores como Dias Gomes ou Jorge de Andrade também revelaram com precisão aspectos da realidade brasileira, dando valor universal aos conflitos de seus personagens.
Além do teatro ocidental, podemos pensar em outras formas de representação. Muitas culturas usam a dança ou outras formas de expressão relacionadas ao corpo. Outras culturas criaram linguagens específicas, como o teatro kabuki, no Japão, ou o teatro de sombras da China.
No dia 27 de março, no Brasil e em todo o mundo, comemoramos o Dia Mundial do Teatro. Espetáculos teatrais, encontros e eventos celebram essa arte, ressaltando seu significado e sua importância. O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961. pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A primeira mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita pelo escritor e dramaturgo francês Jean Cocteau, em 1962.
De uma forma ou de outra, o teatro é uma experiência marcante, humana e reveladora. O palco é o lugar onde nos reconhecemos. Não é por outro motivo que Shakespeare aconselhou seus atores a não perderem a simplicidade: "Pois tudo que é forçado deturpa o intuito da representação, cuja finalidade é exibir um espelho à natureza: mostrar à virtude sua própria expressão; ao ridículo sua própria imagem e a cada época e geração sua forma e efígie" (Hamlet, Ato 3, cena 2).
O teatro lida com emoções, colocadas num palco diante de nós. Chamamos de teatro as obras de arte criadas para serem representadas num palco por atores. Os atores emprestam o corpo e a voz para viver os personagens criados pelos autores. Os autores de teatro, por sua vez, são chamados de teatrólogos ou dramaturgos.
Grécia
O teatro nasceu na Grécia, há mais de 2.500 anos, e os primeiros gêneros de teatro são a tragédia e a comédia. A civilização grega produziu obras que têm valor permanente, fazem parte da nossa cultura e são representadas até hoje. Ésquilo, Sófocles e Eurípedes são considerados os maiores autores da tragédia grega. A famosa Édipo rei, de Sófocles, é um belo exemplo de tragédia, em que um personagem luta contra seu próprio destino.O mais conhecido autor de comédias da Antigüidade é Aristófanes. Dentre inúmeras outras peças, sua A revolução das mulheres faz uma sátira aos costumes políticos e às diferenças entre os sexos.
Outro gênero teatral muito difundido é o drama, que nasceu no século 18, na França. O drama leva ao palco situações cotidianas e conflitos de pessoas comuns.
Teatro no Brasil
O Brasil conta com dramaturgos talentosos. No século 19, a comédia de costumes retratou com graça a sociedade brasileira da época, na obra de autores como Martins Pena e Artur Azevedo.Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgos do século 20. Sua peça Vestido de noiva, que estreou na década de 1940, é considerada um marco no teatro. Autores como Dias Gomes ou Jorge de Andrade também revelaram com precisão aspectos da realidade brasileira, dando valor universal aos conflitos de seus personagens.
Além do teatro ocidental, podemos pensar em outras formas de representação. Muitas culturas usam a dança ou outras formas de expressão relacionadas ao corpo. Outras culturas criaram linguagens específicas, como o teatro kabuki, no Japão, ou o teatro de sombras da China.
No dia 27 de março, no Brasil e em todo o mundo, comemoramos o Dia Mundial do Teatro. Espetáculos teatrais, encontros e eventos celebram essa arte, ressaltando seu significado e sua importância. O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961. pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A primeira mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita pelo escritor e dramaturgo francês Jean Cocteau, em 1962.
*Heidi Strecker é filósofa e educadora.
27 de Março dia Internacional do Teatro...
Teatro antigo, suas galerias, camarotes e as faces da comédia e da tragédia
O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.
O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.
Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.
Assinar:
Postagens (Atom)