sexta-feira, 5 de março de 2010

Caminhão do Patativa está em Assaré para as comemorações de 101 anos do poeta

Durante toda essa semana, o caminhão do Patativa visita a cidade natal de Antônio Gonçalves da Silva (o Patativa), participando dos festejos de 101 anos do poeta. O projeto "Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré. Em cada município visitado, o caminhão baú realiza mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré.

Até o dia 5 de março o caminhão participa do "VI Assaré em Arte e Cultura", que comemora o centésimo primeiro aniversário do poeta com programação cultural diversificada. Além da programação do caminhão, durante a semana apresentam-se artistas populares, poetas e representantes de grupos tradicionais, além de grandes nomes da música nordestina, como Chico Pessoa, Waldonys e Dogival Dantas.

Caminhão do Patativa - "Patativa do Assaré Encanta em todo Canto" é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. Até o final de 2009, o caminhão do Patativa percorreu 95 municípios do Ceará.

Quem é - Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, no município de Assaré (Cariri). Dedicou sua vida a cultura, destacando-se como compositor, improvisador e poeta. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.

Serviço:

Patativa do Assaré Encanta em todo Canto
De 1 a 5 de março em Assaré
Mais informações: codac@secult.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário