sexta-feira, 5 de março de 2010

Usando o termo Filtro solar: Protetor Solar ou Bloqueador Solar? #02

FILTRO SOLAR
O assunto vai e volta todo ano, mas nunca é demais relembrar. Filtro solar deixou de ser um acessório de quem vai à praia ou à piscina e se tornou uma proteção indispensável até para quem sai para trabalhar. Portanto, quem só lembra de passar o produto na hora de tomar sol está correndo sérios riscos. Muita gente ainda não leva a sério a importância do produto e os problemas causados pelo sol.

Com a chegada do verão a incidência dos raios UVB (raios ultravioleta B) aumenta muito. Eles chegam ao seu grau máximo e agem superficialmente na pele causando queimaduras solares. Os raios UVB também são responsáveis pelas alterações celulares que podem provocar câncer de pele. Apesar dos raios UVA (raios ultravioleta A) atingirem a pele de maneira menos intensa, eles também causam danos. Os raios penetram profundamente na pele e provocam o foto-envelhecimento. O raio UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial.

Calculando o tempo de proteção do filtro

Para proteger a pele desses raios só mesmo com filtro solar. Todo filtro tem um Fator de Proteção Solar (FPS) que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer no sol sem ter queimaduras. Como o próprio nome diz, o produto filtra os raios fazendo a pele absorver a parte que não faz mal. Quanto maior for o FPS maior será a proteção contra os raios ultravioleta. No mercado estão disponíveis produtos que variam do fator 2 ao 60. Para saber o tempo de proteção costuma-se fazer o seguinte cálculo: multiplica-se o número do fator escolhido por 15 – que é o tempo médio considerado pelos dermatologistas de exposição ao sol sem passar filtro na pele. O resultado é o tempo que se pode expor ao sol.

Um exemplo: 15 (minutos) x 15 (FPS) = 225 minutos ou 3 horas e 45 minutos. Considere nesse cálculo que ninguém fica se bronzeando o tempo todo. Durante esse tempo as pessoas se banham, suam e perdem aos poucos a proteção, daí a necessidade da reaplicação a cada mergulho ou a cada hora. Na embalagem do produto vem indicado o tempo correto. Pessoas com a pele mais clara devem optar por um fator de proteção alto. O ideal é passar o filtro em casa, pelo menos meia hora antes de sair para que ele consiga aderir à pele. Mesmo quem vai apenas para o trabalho precisa aplicar o produto no rosto, pescoço, colo e nas mãos, repetindo tudo novamente quando for necessário.

Proteção para cada tipo de pele

Como nem todo mundo tem o mesmo tipo de pele e de tonalidade, existem filtros em formulações do tipo creme, gel e spray para agradar a todos. As formulações em creme costumam ser indicadas para peles normais a secas, pois ajudam a hidratar. Quem tem pele oleosa pode optar pelas formulações em gel e spray, o que evita o excesso de oleosidade. Os óleos bronzeadores com baixo fator de proteção são indicados para pele morena e negra. Na dúvida, o melhor é ler a embalagem para saber o que tem na formulação.

Pessoas com sensibilidade nos lábios podem usar os bloqueadores solares labiais. Eles protegem contra a ação do sol e ainda hidratam evitando ressecamento. O fator de proteção do rosto pode ser um pouco maior que o do corpo para ser mais eficaz contra o envelhecimento da pele. Crianças são muito sensíveis ao sol e a partir dos seis meses de idade já podem usar filtro solar. Existem formulações específicas para elas que não provocam alergia e tem a duração prolongada.

Diferença entre filtro e bloqueador

A diferença entre filtro solar e bloqueador está no seu fator de proteção. O Ministério da Saúde classifica os protetores com fatores de proteção variando entre 15 a 20 e os bloqueadores com o FPS maior que 20. O Ministério também classifica como moderadores os produtos com fator de proteção inferior a 15.

Geralmente o filtro solar contém ingredientes químicos que filtram parte das radiações ultravioleta. Já o bloqueador solar é composto por substâncias que funcionam como uma barreira, refletindo e espalhando os raios na pele. Os moderadores também agem como o filtro, mas garantem um menor tempo de proteção ao sol. Uma dica para saber se está comprando o filtro correto é observar se houve alguma queimadura depois da exposição ao sol. Em caso positivo, aumente o FPS.

Entenda as embalagens

Muita gente não entende a linguagem das embalagens do produto e fica confuso na hora da compra. Aprenda a ler os rótulos para não se enganar antes de usar.

- Toda embalagem precisa deixar claro que o produto protege contra os raios UVA e UVB e deve ter o número do FPS. Desconfie do produto que não trouxer essa informação.

- Quando vier escrito que o produto é hipoalergênico significa que ele é composto de substâncias que não provocam alergias.

- O produto que informar ser livre de PABA ou PABA Free significa que não contém a substância Paraminobenzóico, que tem alto poder de causar alergias. Bebês e pessoas com a pele oleosa não devem usar produtos com PABA.

- Livre de óleo ou oil free são produtos que não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com acne.

- Quando vier escrito que o filtro é “não comedogênico” significa que o produto não obstrui os poros, evitando a formação de cravos e espinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário