quarta-feira, 24 de março de 2010

Fagner faz show de lançamento da TEIA 2010

Raimundo Fagner se apresenta na abertura da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais

O cantor cearense Raimundo Fagner se apresenta nesta quinta (25), às 21 horas, na abertura da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, IV Encontro Nacional dos Pontos de Cultura. No primeiro dia, o evento acontece na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE); e se estende para os demais espaços do centro cultural e seu entorno de sexta (26) até quarta-feira (31). É a primeira vez que o encontro é realizado no Nordeste. Além de 37 anos de carreira artística – marcada pelo lançamento do último álbum “Uma Canção no Rádio” em 2009, o cantor mantém a Fundação Raimundo Fagner há 10 anos. A entidade é um “Pontão” de Cultura e trabalha pela formação de jovens e crianças através do ensino das artes e do esporte, com sedes em Fortaleza e Orós (CE).

Durante sete dias, a Teia Brasil 2010 reunirá cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura no Centro Dragão do Mar. O encontro visa incorporar manifestações culturais de todas as regiões do País por meio de várias linguagens e atividades, e terá como destaques da sua programação a Teia das Ações (que promoverá seminários, painéis, debates), a Mostra artística (que terá apresentações de dança, teatro, circo, artes visuais, artes integradas, música, cultura popular e audiovisual) e o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, momento de discussão política dos pontos, onde serão debatidos temas como a Lei Cultura Viva, que transformará os Pontos de Cultura em política de Estado. A abertura, que acontecerá na quinta-feira (25), às 19 horas, contará com a presença de diversas autoridades, como o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy; o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e idealizador do programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, Célio Turino, e o Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho.

Esta é a primeira vez que a Teia Brasil é realizada na região Nordeste. O encontro está em sua quarta edição, sendo a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de cerca de dois mil e quinhentos Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura, Governos Estaduais e Municipais, sendo 142 do Estado do Ceará. Em todo o País, os Pontos de Cultura atingem cerca de oito milhões de pessoas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais vai focar na comunicação e cultura digital. O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre TC, da Casa de Cultura Tainã (SP), que compara com a internet o instrumento usado como forma de comunicação entre culturas tradicionais.

A proposta do Encontro é consolidar a Teia como um espaço político e cultural dos Pontos de Cultura e discutir a gestão compartilhada e autonomia do Programa Cultura Viva do Governo Federal, buscando sua consolidação como política pública de Estado, através da mobilização popular e do projeto de leis sociais que está na pauta de discussões do Governo Federal.

O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), do Ministério da Cultura, foi criado para dar instrumentos para que a sociedade, de forma pró-ativa, conquiste espaços, troque experiências e desenvolva ações de incentivo à cultura e à cidadania. O programa seleciona, através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a cidadania e a economia solidária em comunidades por todo o país. Desta parceria entre sociedade civil e poder público nascem os Pontos de Cultura, através de convênio com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC-MinC) e governos estaduais. No total, R$ 180 mil são repassados para cada Ponto, em três anos de convênio.

A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais é realizada pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), representada pelo Instituto Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) e o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Teia das Ações
Além da celebração do encontro dos Pontos de Cultura, a organização ressalta a importância de ter espaços de apresentações e debates dos vários temas praticados pelos atores sociais do Programa, para que conjuntamente com o público e membros das comunidades interessadas possam debater, apresentar propostas e definir estratégias para a otimização, desenvolvimento e continuidade do Programa Cultura Viva.

Os dias 26 e 27 de março estão reservados para a Teia das Ações – Conceitos e Práxis, atividades colaborativas que buscam reunir as ações do programa Cultura Viva dentro da Teia 2010. Organizada pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, a Teia das Ações irá complementar a programação do evento, junto com a Mostra Artística e o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. “Como o nome já diz, a idéia é aproveitar o encontro para pensar e compartilhar os conceitos e as práticas das ações, das iniciativas premiadas e das redes que fazem parte do programa Cultura Viva. Além disso, a Teia das Ações pretende apresentar e discutir a produção dos Pontos de Cultura relacionada às ações do programa. Por fim, pretende-se elaborar estratégias e propostas para garantir a continuidade do Cultura Viva”, explica o coordenador de Comunicação da Teia, Uirá Porã.

Fórum Nacional dos Pontos de Cultura
Como parte da programação da Teia 2010, será realizada entre os dias 29 e 31 de março a terceira edição do Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPdC), que busca promover interação entre os pontos e aprofundar o debate sobre políticas públicas voltadas à cultura no País, com ênfase nos Pontos de Cultura, Programa Cultura Viva e Sistema Nacional de Cultura.

Durante o último Encontro, foram aprovadas 125 resoluções específicas e 90 resoluções gerais sobre políticas públicas para a cultura. O encontro realizado em 2008 reuniu 578 participantes, entre representantes da CNPdC, do Ministério da Cultura, observadores e convidados.

Mostra Artística
A programação da Teia 2010 contará ainda com sua Mostra Artística, que terá apresentações de dança, teatro, circo, artes visuais, artes integradas, música, cultura popular e audiovisual. A organização da Teia recebeu um número recorde de inscrições para a mostra: foram 590 no total. A seleção dos trabalhos obedeceu a critérios estabelecidos por uma comissão indicada pela organização do evento. Dentre os critérios estão o ineditismo dos trabalhos e a distribuição regional (uma vez que se buscou garantir que todos os estados tivessem uma representação) dentro de cada área.

Os artistas contemplados irão receber, além do transporte e da alimentação, um cachê simbólico que é igual pra todos. Todos os Estados e regiões estarão representados neste momento da Teia. Mas a grande predominância na Mostra será de grupos do Ceará, uma vez que o Estado recebe o evento neste ano.

Programação

25 de Março (Abertura na Praça Verde do Dragão do Mar):
19 horas – Abertura do evento, com a Presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura
19h40 – Homenagem ao Dia do Maracatu: Coroação das Rainhas dos 14 Maracatus Cearenses ao som do batuque
21 horas – Show com Fagner (CE)
22h15 – Show com o Ponto de Cultura Manguerê - Grupo Cultural Manguerê (ES)
23 horas – Show com BNegão (RJ)
23h45 – Show com as Danças Circulares da Amazônia (Mana-Mani) – Carimbó Os Quentes da Madrugada (PA)

26 e 27 de Março (Espaços do Dragão do Mar e entorno do centro cultural)

8 horas às 12 horas – Teia das Ações: seminários das ações do Programa Cultura Viva. Atividades auto- gestionadas da Ação Griô, Escola Viva e Cultura Digital, Tuxáuas, Agente Escola Viva, Pontinhos de Ludicidade, Agente Cultura Viva, Interações Estéticas e Mais Cultura. Atividades auto- gestionadas de outras comunidades temáticas: Matriz Africana, Criança e Adolescente, Cultura de Paz, entre outras. Feira da Economia Solidária
16 horas a 0h - Mostra Artística dos Pontos de Cultura e de artistas consagrados

28 de Março (Espaços do Dragão do Mar e entorno do centro cultural)

16 horas – Cortejo da Abolição dos Libertos – cortejo com grupos artístico de todo Brasil, na Avenida Beira Mar
20 horas – Mostra Cearense de Música: apresentação de cantores Cearenses encerrando o Cortejo da Reabolição

29 a 31 de Março (Espaços do Dragão do Mar e entorno do centro cultural)

8 horas às 17 horas – III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

Destaques da Programação Artística:
Orquestra Eleazar de Carvalho e Irmãos Aniceto (CE), B. Negão (RJ), Grupo Cultural Manguerê (ES), Jorge Mautner & Nelson Jacobina (RJ) com Afonjah, Mestre Zé Duda e o Maracatu Estrela de Ouro (PE), Carimbó Os Quentes da Madrugada (PA), Orquestra Tambores de Aço Tainã (SP), Afoxé Alafin Oyó (PE), Kilombando (BA), Tambores do Tocantins (TO), Fiandeiras de Anápolis (GO), Mombojó (PE), Orquestra Armorial do Cariri (CE), Fundação Social Raimundo Fagner (CE), Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene (SP), Beirão e Rapadura (DF), Tambores da Floresta (MA), Fagner (CE), Linha Dura (MT), Chico César (PB) e vários grupos cearenses ao longo da programação.


Serviço:
Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais
Dias: 25 a 31 de março
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza (CE)
Informações e Programação detalhada: www.teia2010.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário